Já fez LIKE no TVI Notícias?

Um mini «Big Bang» no CERN

Relacionados

Maior acelerador de partículas permitiu a recriação de mini versões do fenómeno que originou o Universo

Três décadas depois da sua concepção, o Grande Colisór de Hadróns (LHC) conseguiu recriar mini versões do «Big Bang», o fenómeno que levou à origem do Universo há 14 mil milhões de anos atrás. A experiência foi concretizada, com sucesso, esta segunda-feira.

O grande mentor da experiência «ALICE» foi um grupo de cientistas do CERN, o Centro Europeu de Física Nuclear (e também, o mais importante a nível mundial nesta área) que provocaram, através do maior acelerador de partículas do mundo, a colisão de iões a altas velocidades, levando a uma reprodução, em pequena escala, do fenómeno que levou ao nascimento do universo.

PUB

A experiência foi concretizada num túnel de 27 quilómetros, construído a 100 metros abaixo de terra em Genebra, Suíça, «à temperatura e à densidade mais altas alguma vez conseguidas», explicou um dos investigadores envolvidos no projecto, David Evans.

«Este processo ocorreu num lugar seguro e num ambiente controlado, criando bolas de fogo atómicas incrivelmente quentes e densas, com temperaturas um milhão de vezes mais quentes do que no centro do Sol. A estas temperaturas, até os protões e neutrões derretem, resultando numa sopa de quarks e gluóns conhecida como plasma quark-gluón», explicou o cientista.

Os científicos del CERN esperam, desta maneira, aprender mais sobre o plasma que foi feito o Universo uma milésima de segundo depois do Big Bang há quase 14 mil milhões anos e estudar a evolução posterior até formar o tipo de matéria que compõe o Universo como o conhecemos.

PUB

Relacionados

Últimas