Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro das Finanças acredita num «novo arranque» das bolsas

Relacionados

Teixeira dos Santos diz que quebras eram «alguma forma esperadas»

O ministro das Finanças considerou esta segunda-feira, em Bruxelas, que as quedas verificadas nos mercados financeiros já eram «de alguma forma esperadas» e significam uma «clarificação» que poderá traduzir-se num «novo arranque».

Segundo a agência «Lusa», Fernando Teixeira dos Santos não ficou surpreendido com a «reacção dos investidores» à divulgação nas primeiras semanas de 2008 dos resultados negativos de alguns dos principais bancos envolvidos na crise no mercado de crédito imobiliário de alto risco nos Estados Unidos.

PUB

«Algumas instituições têm apresentado perdas significativas e daí que os mercados reajam de forma muito expressiva», disse Teixeira dos Santos à entrada de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro.

Mas o ministro frisou que à medida que desaparecem as «incertezas» sobre quais são as entidades e os montantes das perdas, isso também significa uma «clarificação para o mercado».

«Podemos ter um novo arranque, um recomeçar da actividade, agora com informação um pouco mais clara e com menos incertezas quanto a essa realidade que era a exposição e o montante dos prejuízos que esses bancos podiam registar», disse Teixeira dos Santos.

Valores que lembram Setembro de 2001

Os índices europeus encerraram esta segunda-feira com fortes quedas, entre 5 e quase 8%, com o PSI 20 a registar uma descida superior à verificada no dia dos atentados nos Estados Unidos, em 2001.

O índice de referência da bolsa portuguesa caiu 5,83%, para 10.823,12 pontos, mínimo desde Dezembro de 2006, tendo a 11 de Setembro de 2001, deslizado 4,47%.

Já as restantes praças do velho continente e índices de referência protagonizaram quedas idênticas às do dia dos atentados terroristas nos Estados Unidos.

Relativamente aos outros dois atentados, de 11 de Março de 2004 em Madrid e de 7 de Julho de 2205 em Londres, as perdas protagonizadas hoje tanto na bolsa portuguesa como nos principais mercados europeus foram superiores às registadas nesses dois dias.

PUB

Relacionados

Últimas