Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses trabalham mais que os vizinhos espanhóis

Relacionados

Percentagem de população com emprego em «part-time» é semelhante

A vida activa dos portugueses dura até mais tarde do que a dos espanhóis. A idade média de saída do mercado de trabalho em Portugal é aos 63,1 anos, ao passo que em Espanha é aos 62,4 anos e na UE-25 aos 60,9.

Segundo as estatísticas do Instituto Nacional de Estatística (INE), que evidencia as diferenças e semelhanças entre os dois países da Península Ibérica, em 2006, a percentagem de população com emprego em «part-time» era semelhante em Portugal e Espanha, mas está longe dos valores dos países do norte da Europa.

PUB

Há mais homens desempregados em Portugal do que em Espanha

Neste mesmo ano, havia mais espanholas desempregadas do que portuguesas, mas havia mais homens desempregados em Portugal do que em Espanha.

Todo o norte de Espanha apresentou, em 2004, um rendimento disponível bruto das famílias «per capita» mais acentuado do que o resto da Península Ibérica. O mesmo aconteceu com o PIB «per capita».

Só em 2006 o PIB «per capita» espanhol era próximo do da UE27 e o de Portugal estava ligeiramente em desvantagem. Entre 2005 e 2006, Espanha aproximou-se do custo de vida da Bélgica (país que corresponde à base 100).

Em 2005 era mais barato viver em Lisboa do que em Madrid

Em 2005 era mais barato viver em Lisboa do que em Madrid, para algumas classes de despesa, diz o estudo «A Península Ibérica em Números 2007» publicado pelos organismos públicos de estatística dos dois países.

Em 2006 a Península Ibérica tinha mais de 54 milhões de habitantes, numa proporção aproximada de quatro espanhóis para um português. As regiões com maior densidade populacional são Lisboa, Setúbal e R.A Madeira, e região de Madrid, Ceuta e Melilla.

PUB

Portugueses viajam mais para Espanha

Segundo a mesma análise, houve mais portugueses a viajar para Espanha do que espanhóis a viajarem para Portugal. Toda a região sul da Península Ibérica registou um maior consumo médio de água, em 2004, com valores entre 180/270 litros por habitante/dia.

No que diz respeito às emissões de dióxido de carbono (CO2), Portugal e Espanha «foram dos países da UE-25 com valores menos elevados por habitante (ton./hab.) em 2004».

PUB

Relacionados

Últimas