Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses são fiéis ao Algarve mas metade evita hotéis

Relacionados

Visitam região, pelo menos, uma vez por ano

Quase metade dos portugueses não fica em hotéis quando visita o Algarve. A verdade é que 47,2% opta por alojamento não hoteleiro e 25,1% desfruta de uma segunda habitação nesta região. Já 22,1% fica alojado em casa de familiares ou amigos.

A verdade é que a grande maioria dos portugueses (91,2%) não compra qualquer tipo de pacote turístico, mas reserva antes o seu alojamento com cerca de 45 dias de antecedência, por telefone (40,8%) ou pela internet (26%).

PUB

Mais de metade opta por um regime que não inclui refeições (54,1%) ou que inclui apenas o pequeno-almoço (22%), diz o estudo «Perfil do Turista Nacional que Visita o Algarve», promovido pela Entidade Regional de Turismo desta região.

Família vai atrás

Além disso, boa parte dos turistas nacionais que visita o Algarve tem entre 31 e 50 anos (51,3%), é casado ou vive em união de facto (65,1%).

Residentes maioritariamente no centro de Portugal, sobretudo na área da grande Lisboa (41%), mas também na região norte (14,7%), os turistas domésticos do Algarve têm formação superior (47,7%) e pertencem à população activa, sendo essencialmente trabalhadores por conta de outrem (58,4%).

Viajando sobretudo em família (52,9%), a deslocação ao Algarve é motivada pela vontade de descansar, passar bons momentos em família, e divertir-se. Para o turista nacional, o Algarve é sinónimo de bom clima, boas praias e segurança, sendo estes os principais factores de atracção da região.

PUB

Jovens são os que procuram mais região

A maioria dos inquiridos procura o Algarve pelo lazer do turismo de sol e praia e pela animação/recreação, e fazem-no pelo menos uma vez por ano. Na verdade, os Portugueses revelam uma elevada frequência de visita ao Algarve: 34,7% vem pelo menos uma vez por ano, 21,8% vem duas vezes por ano e 32,2% vem três ou mais vezes ao ano. A esmagadora maioria ¿ 95,8% são turistas de repetição frequente (56,5%) ou muito frequente (32,2%).

Uma faixa considerável dos turistas nacionais no Algarve é constituída por jovens, com menos de 30 anos (28,2%), que escolhem essencialmente o período da Páscoa para visitarem a região. Estes são maioritariamente turistas de lazer criativos, que pretendem aliar o lazer com a novidade e mudança, o sol e praia com a animação e a recreação e natureza.

PUB

Relacionados

Últimas