Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quercus denuncia novo abate de árvores em Setúbal

Relacionados

A destruição de zonas verdes destina-se à construção de uma nova via rápida

A associação ambientalista Quercus denunciou esta quarta-feira um novo abate de dezenas de sobreiros na periferia de Setúbal, para construção de uma via rápida, considerando que a destruição de zonas verdes nesta região reflecte um deficiente planeamento do território, escreve a Lusa.

De acordo com Domingos Patacho, da Quercus, a associação recebeu várias denúncias de abate de «uma grande quantidade de sobreiros na freguesia de S. Sebastião/Alto do Guerra, no concelho de Setúbal, sendo as árvores retiradas prontamente, sem que se conhecesse o motivo».

PUB

Depois de averiguar, a associação ambientalista verificou que o corte de dezenas de sobreiros verdes serve para a construção de uma nova via rápida entre a A12 e a EN 10-8, promovida pela Brisa, sem a existência no local de uma placa de identificação da obra ou projecto.

O abate de dezenas de sobreiros foi autorizado pela Autoridade Florestal Nacional, que aprovou também o abate de centenas de oliveiras e outras árvores para a construção da nova variante.

«Sem questionar a eventual pertinência da nova variante, a Quercus alerta para a continuada destruição dos povoamentos e núcleos de sobreiro existentes nestas freguesias da periferia de Setúbal, reflectindo o deficiente planeamento do território onde se destroem inúmeras áreas verdes que poderiam ser incluídas num desenvolvimento urbano integrado», considerou a associação.

PUB

Relacionados

Últimas