Já fez LIKE no TVI Notícias?

Europa acelera no 1º trimestre e abranda no 2º

Relacionados

Cenário é melhor na Zona Euro que nos EUA

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou esta quinta-feira as suas previsões macroeconómicas para as principais regiões do Mundo.

No caso da Zona Euro, o cenário é de optimismo moderado e representa uma manutenção das expectativas já apresentadas. A Organização aponta para uma ligeira aceleração no primeiro trimestre deste ano, devendo a economia europeia crescer 0,5%, face aos 0,4% anteriores.

PUB

No segundo trimestre, no entanto, é de esperar uma nova desaceleração da taxa de crescimento para 0,4%.

No caso dos EUA, a OCDE admite que a economia está em forte desaceleração e prevê que a mesma estagne no segundo trimestre deste ano. Contas feitas, o cenário é pior do outro lado do Atlântico. Grande parte do mérito vai para as exportações europeias, que deverão resistir à valorização da moeda única.

Foram também avançadas as previsões para o G7, que apontam para crescimentos de 0,3% e 0,2% no 1º e 2º trimestres, respectivamente, e para o Japão, que deverá crescer 0,3% nos primeiros três meses do ano e 0,2% entre Abril e Junho.

Para o conjunto das economias dos seus 30 Estados-membros, a OCDE previa uma expansão de 2,3% este ano, mas tinha já anunciado uma revisão em baixa para menos de 2%, o mais fraco desde 2003 e que representa um abrandamento superior a sete décimas face a 2007.

PUB

Relacionados

Últimas