Casa Pia: testemunhas fazem novos testes - TVI

Casa Pia: testemunhas fazem novos testes

  • Portugal Diário
  • 11 dez 2006, 10:15
Carlos Cruz a chegar ao Tribunal da Boa Hora

Arguidos conseguiram convencer magistrada a repetir exames a alguns jovens

A juíza responsável pelo processo «Casa Pia», Ana Peres, mandou repetir exames a algumas testemunhas do processo. A informação é avançada este sábado pelo jornal 24 Horas.

Segundo a mesma notícia cinco médicos escolhidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML) vão reavaliar a personalidade de nove rapazes que acusam diversos arguidos do mega-processo. Desta forma a magistrada quer garantir que os jovens estão em condições de dizer a verdade no decorrer do julgamento.

O 24 Horas diz ainda que os especialistas que vão fazer estes novos exames não podem, segundo indicações de Ana Peres, «ter tido qualquer intervenção no processo» até ao momento. No entanto, deixa a escolha dos peritos nas mãos IML.

Ferreira Diniz, Carlos Cruz, Manuel Abrantes e Hugo Marçal tinham entregue pedidos para novas perícias à juíza que, agora, resolveu ordenar os novos testes para arrumar com a questão de vez.

Testemunhas vulneráveis

Seis psicólogos e dois pedopsiquiatras assinaram um parecer pedido pela juíza Ana Peres, em que afirmam que as testemunhas não devem enfrentar um cara-a-cara com os arguidos por potenciar «uma situação de alto risco» para as mesmas.

Os técnicos consideram que «é nosso parecer que estes rapazes possam ser ouvidos sem contacto directo com os seus alegados agressores, devendo, para tal, encontrar-se a melhor forma de o atingir».

Segundo o mesmo jornal os advogados já foram notificados do conteúdo deste documento e apesar dos clínicos não recomendarem a «videoconferência» assumem que as vítimas não devem testemunhas frente aos arguidos devido à sua especial vulnerabilidade».
Continue a ler esta notícia