ACAP aconselha comprar carro até ao final do mês - TVI

ACAP aconselha comprar carro até ao final do mês

  • Sónia Peres Pinto
  • 6 jun 2007, 18:00
Carros

(Notícia actualizada)

Relacionados
A Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) aconselha a comprar carro até ao final do mês de Junho, porque em Julho entra em vigor o novo imposto automóvel (IA) que vai penalizar os portugueses, garantiu o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, à «Agência Financeira» esta quarta-feira, à margem da tomada de posse do presidente do CCP.

De acordo com o responsável, a ligeira descida marginal do imposto acaba por ser compensada pelo aumento do imposto de circulação.

«Há certos casos em que vamos assistir a um agravamento de 200 a 300 por cento, o que é muito significativo, porque estamos a falar de impostos que passam de 30 euros para 90 euros».

Neste caso, segundo Hélder Pedro, «é melhor comprar até 30 de Junho porque o imposto de circulação será menor». O dirigente alerta ainda para o facto do Governo ter feito uma reforma do imposto automóvel «mas continua a persistir o problema de uma elevada carga fiscal».

Anecra pede para racionalizar decisão

Já para a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra), o importante é os portugueses racionalizarem as suas decisões de compra, consoante o veículo que querem comprar. «É preciso decidir que tipo, que modelo e gama, pois há uns que sobem mais há outros que descem», refere à «Agência Financeira», o presidente da associação, Ferreira Nunes.

O responsável reconhece, no entanto, que se assistiu no mês de Maio a uma corrida à compra de veículos comerciais «porque já se sabe que irão aumentar».
Continue a ler esta notícia

Relacionados