Em atualização

AO MINUTO | Sinwar pede guerra até Israel ser derrotado em carta a Nasrallah

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas
2024-09-12

O que está a acontecer

2024-09-13
10:12

Sinwar pede guerra até Israel ser derrotado em carta a Nasrallah

O líder do Hamas enviou uma carta ao chefe do Hezbollah, avança a imprensa libanesa.

Yahya Sinwar terá expressado a Hassan Nasrallah a gratidão pelo apoio dado pelo grupo durante a guerra na Faixa de Gaza.

Na mesma carta, que foi publicada pelo jornal a-Mayadeen, pró-Hezbollah, Sinwar sugeriu que “as caravanas de mártires vão aumentar em força e poder para confrontar a ocupação sionista”.

Com efeito, o líder do Hamas pede mesmo que a luta continue “até à ocupação estar derrotada e limpa da nossa terra”, advogando ainda por um “Estado independente com total soberania estabelecido e com Jerusalém como capital”.

2024-09-13
09:35

Bombardeamento em al-Mawasi mata cinco pessoas da mesma família

O porta-voz da Defesa Civil Palestiniana, organização responsável pelos serviços de busca e salvamento, afirma que um bombardeamento próximo da cidade de Rafah matou cinco pessoas da mesma família.

Num comunicado do Telegram, o grupo diz que duas crianças estão entre os mortos. 

2024-09-13
09:20

Ben Gvir diz que Israel está "em guerra" contra "organizações criminosas" nas comunidades árabes

O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, afirmou que a polícia israelita está "em guerra" contra "organizações criminosas" nas comunidades árabes, depois de décadas a "fechar os olhos".

O polémico ministro, que motivou a fúria da população árabe ao entrar na mesquita de Al-Aqsa, fez parte de uma busca noturna nas cidades de Goarish e Lod, onde foram alvo várias "famílias de crime".

2024-09-13
08:41

Catar condena "invasão" israelita do Vale do Jordão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Catar classificou o anúncio israelita da construção de um novo muro com a Jordânia uma "escalada perigosa", através de um comunicado onde acusam o estado judaico de "uma flagrante violação" da lei internacional.

Em visita ao Vale Jordão, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que existem tentativas de passar "terroristas e armas" da Jordânia para a Cisjordânia ocupada e anunciaram um plano para a construção de uma nova barreira na fronteira.

2024-09-12
23:46

Imagens da destruição em Tulkarem após ataques israelitas

A operação do exército israelita em Tulkarem, na Cisjordânia, deixou um rasto de destruição pela cidade.

 

2024-09-12
23:32

Ataque israelita no sul do Líbano faz três mortos, incluindo uma criança

Três pessoas morreram num ataque com drones israelitas esta quinta-feira no sul do Líbano. Entre as vítimas está uma criança, informa a agência estatal de notícias libanesa.

O ataque atingiu duas motas e um carro, num local onde estavam vários civis.

2024-09-12
22:37

Casa Branca está a tentar obter mais informações sobre o ataque israelita que matou funcionários da UNRWA

A Casa Branca confirmou esta quinta-feira que está em contacto com os seus homólogos israelitas para obter mais informações sobre o recente ataque de Israel em Gaza que matou seis funcionários da UNRWA, Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina.
 
Este seis funcionários foram mortos na sequência de dois ataques aéreos que atingiram uma escola no centro de Gaza, naquele que foi maior número de mortos de pessoal da UNRWA num único ataque. 

2024-09-12
20:28

Guterres pede investigação e responsabilização após ataque a escola em Nuseirat

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou hoje a morte de pelo menos 18 pessoas num ataque israelita contra uma escola em Gaza na quarta-feira e pediu uma investigação "independente e minuciosa" que garanta "responsabilização".

De acordo com o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, entre as vítimas do ataque à escola que servia como abrigo, em Nuseirat, estavam crianças, mulheres e seis funcionários da UNRWA, a agência das Nações Unidas para refugiados palestinianos.

"Este incidente eleva o número de funcionários da UNRWA mortos neste conflito para 220", sublinhou Dujarric em comunicado.