Em atualização

AO MINUTO | Guterres alerta para risco de "danos irreparáveis" do avanço israelita na Cisjordânia

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas
2024-07-17

O que está a acontecer

2024-07-17
20:18

EUA concluem instalação de cais flutuante para enviar ajuda humanitária a Gaza

O exército norte-americano já concluiu a instalação de um cais flutuante temporário ao largo da costa de Gaza que vai servir para o transporte de ajuda humanitária para Gaza.

A informação foi avançada pelo vice-almirante da Marinha Brad Cooper, vice-comandante do Comando Central dos EUA, citado pela Reuters.

2024-07-17
19:36

Sociedade israelita pressiona Netanyahu a fazer acordo com o Hamas

Henry Galsky, correspondente da CNN Portugal em Israel, analisa os  mais recentes desenvolvimentos do conflito entre o Hamas e Israel, com foco nas negociações de paz e na pressão da sociedade israelita para um acordo.

2024-07-17
18:14

Guterres alerta para risco de "danos irreparáveis" do avanço israelita na Cisjordânia

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou para o risco de "danos irreparáveis" do avanço israelita na Cisjordânia ocupada, onde a própria geografia "está a ser constantemente alterada" por Israel.

"Os desenvolvimentos recentes estão a colocar em jogo qualquer perspetiva de uma solução de dois Estados [Israel e Palestina]. A geografia da Cisjordânia ocupada está a ser constantemente alterada através de medidas administrativas e legais israelitas", disse Guterres, num discurso que foi lido numa reunião do Conselho de Segurança da ONU pelo seu chefe de gabinete, Earle Courtenay Rattray.

O líder da ONU defendeu que as medidas israelitas "estão a minar" a Autoridade Palestiniana, paralisando a economia dos territórios ocupados e provocando instabilidade, recordando ainda que, este mês, o Gabinete de Segurança israelita aprovou "uma série de medidas punitivas" contra a liderança política palestiniana.

As medidas incluem a legalização - ao abrigo da lei israelita - de cinco postos avançados israelitas na Cisjordânia ocupada, o avanço de milhares de unidades habitacionais em colonatos e demolições em partes da Área B na Cisjordânia ocupada.

2024-07-17
16:20

Túnel utilizado pelo Hamas foi demolido

 No dia 6 de junho, quatro terroristas do Hamas utilizaram o túnel em Rafah para se aproximar da fronteira de Israel. Agora, o túnel está totalmente destruído. A demolição foi realizada pelas Forças de Defesa de Israel, indica o próprio exército.

2024-07-17
16:12

Lavrov considera EUA cúmplices do conflito na Ucrânia e Israel

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirma que os EUA, ao fornecerem armamento a Israel e à Ucrânia, acabam por ser cúmplices dos conflitos.

A informação foi citada pela agência de notícias russa, RIA Novosti, que se referia a declarações proferidas na reunião do Conselho de Segurança da ONU.

2024-07-17
15:51

Trump alega que Biden foi responsável pelo ataque do Hamas no dia 7 de outubro

Donald Trump afirmou, em entrevista à Bloomberg, que Joe Biden deu poder ao Irão e aos seus representantes, o que fez com que o ataque do Hamas no dia 7 de outubro ocorresse.

"Eu terminei o acordo nuclear com o Irão, que era muito importante de se fazer, foi o acordo mais estúpido. O problema é que Biden não fez nada com ele. Eu terminei. Ele não fez nada com ele" acrescentou.

2024-07-17
15:40

Netanyahu rejeita criação de inquérito sobre os ataques de 7 de outubro

Depois do ataque mortal de grupos armados da Palestina, o exército israelita realizou uma investigação interna que admitiu "graves erros e danos", conforme admitiu o governo israelita.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, não admite, ainda assim, a criação de um inquérito alegando que "primeiro, quero derrotar o Hamas".

2024-07-17
15:40

ONU volta a deixar alertas sobre Gaza

No Conselho de Segurança da ONU que se reúne esta quarta-feira, o chefe de gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, Earle Courtenay Rattray, fez algumas observações sobre o ponto de situação da guerra atualmente. A informação foi citada pela Al-Jazeera:

  • O apoio humanitário está próximo do colapso
  • Rafah está em ruínas e a passagem para a cidade continua interrompida
  • Cerca de dois milhões de pessoas foram deslocadas
  • Gaza não é um local seguro
  • A violência por parte do Hamas não é justificada nem a punição coletiva do povo palestino

Está a decorrer a avaliação trimestral do Conselho de Segurança sobre a situação no Médio Oriente.