Em atualização

AO MINUTO | Irão "deve questionar a eficácia do seu armamento" após o ataque "falhado" a Israel, diz Lloyd Austin

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas. E também sobre o ataque inédito do Irão a Israel. Siga tudo aqui
2024-04-26

O que está a acontecer

  • Israel diz ao Egito que dá "uma última oportunidade" para negociar um acordo para libertação de reféns antes da invasão a Rafah

  • Presidente turco chama a Netanyahu "carniceiro de Gaza"

  • Israel anuncia ter matado comandante de uma organização terrorista no Líbano

  • Dois manifestantes detidos em frente à casa de Benny Gantz

  • Carro do ministro da Segurança Nacional de Israel envolvido em despiste

2024-04-26
20:56

Blinken considera protestos pró-Gaza nos EUA parte da democracia mas critica “silêncio” sobre Hamas

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou esta sexta-feira que os protestos pró-palestinianos nos ‘campus’ universitários dos Estados Unidos são parte da “força da democracia” norte-americana, mas criticou o “silêncio” sobre o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

“É uma marca distintiva da nossa democracia que os nossos cidadãos deem a conhecer os seus pontos de vista, as suas preocupações e a sua revolta num dado momento. E creio que isso reflete a força do país, a força da democracia”, afirmou, numa conferência de imprensa em Pequim.

Por essa razão, Blinken asseverou que entende que a população norte-americana tenha “sentimentos fortes e fervorosos” sobre o que está a acontecer na Faixa de Gaza, devido ao “horrível sofrimento humano” e à morte de crianças, mulheres e homens “apanhados num fogo cruzado criado pelo Hamas”.

“Já disse anteriormente que isto podia acabar amanhã, podia ter acabado ontem (…), se o Hamas tivesse deposto as armas, tivesse deixado de esconder-se atrás dos civis, tivesse libertado os reféns e se tivesse rendido. Mas optou por não o fazer - e é também notável que haja silêncio sobre o Hamas”, acrescentou.

2024-04-26
20:06

Diálogo entre delegação egípcia e Israel sobre trégua em Gaza alcançou "progressos notáveis"

As reuniões realizadas esta sexta-feira entre uma delegação do Egito e autoridades israelitas em Telavive alcançaram “progressos notáveis” para uma trégua na Faixa de Gaza, informaram fontes de segurança à agência EFE e à televisão estatal egípcia Al-Qahera News.

O canal estatal, muito próximo dos serviços de informações do Egito, afirmou que “foram feitos progressos notáveis ​​na reunião nos pontos de vista das delegações egípcia e israelita sobre uma trégua na Faixa de Gaza”, mas não forneceu mais detalhes.

Fontes próximas das reuniões confirmaram à EFE que as negociações foram frutíferas e que muitos obstáculos que impediam um acordo de trégua foram superados, embora a delegação do Cairo tenha alertado para os riscos de uma invasão israelita em Rafah, no extremo sul do enclave palestiniano, onde permanecem cerca de 1,4 milhões de pessoas deslocadas.

As mesmas fontes acrescentaram que as autoridades de Telavive estariam dispostas a suspender as operações militares na Faixa de Gaza durante cerca de seis semanas e permitir o regresso das pessoas deslocadas ao norte do território, ao mesmo tempo que dava aprovação inicial para uma troca de reféns detidos pelo grupo islamita Hamas por prisioneiros palestinianos nas cadeias de Israel.

Após a reunião, a delegação egípcia encaminhará os resultados ao Hamas para avaliar e responder à proposta, segundo as fontes.

2024-04-26
19:18

Presidente turco chama a Netanyahu "carniceiro de Gaza"

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, qualificou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, como o "carniceiro de Gaza", com Israel a acusar o líder turco de “envergonhar o povo”.

"O Hitler e os nazis do nosso tempo são os assassinos que mataram mais de 15.000 crianças em Gaza. Netanyahu, tal como os criminosos que o antecederam, deixou vergonhosamente o seu nome na história como o carniceiro de Gaza", disse Erdogan, num discurso em Ancara.

"Ninguém pode esperar que fiquemos em silêncio perante um genocídio", acrescentou o chefe de Estado turco, que insistiu que, para a Turquia, a organização islamista Hamas não é um grupo terrorista, mas sim "a resistência nacional palestiniana".

2024-04-26
18:44

Irão "deve questionar a eficácia do seu armamento" após o ataque "falhado" a Israel, diz Lloyd Austin

O secretário de Estado da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, enviou esta sexta-feira um recado para o Irão e afirmou que o governo daquele país "deve questionar a eficácia do seu armamento" após o ataque "falhado" a Israel.

Austin afirmou que Israel "aprendeu muitas coisas" com este ataque.

"Os israelitas estavam bastante confiantes quando entraram nesta situação de que tinham os meios e a tecnologia para se defenderem. O que vimos prova isso mesmo. Foram disparados mais de 100 mísseis balísticos contra Israel e apenas alguns conseguiram passar", disse o governante, citado pelo Haaretz, antes de questionar a qualidade do armamento iraniano.

"O que os iranianos aprenderam, não sei ao certo (...) Os seus sistemas não funcionam como anunciado e utilizaram muitas munições com a intenção de causar danos significativos em Israel. Nada disso funcionou, o que os deveria fazer parar e questionar a eficácia dos seus sistemas de armas e do seu planeamento. Tenho a certeza de que alguma coisa está provavelmente a acontecer nesse campo, e se não estiver, deveria estar. Espero que não saiam daqui demasiado confiantes", atirou Lloyd Austin.

2024-04-26
18:29

Israel anuncia ter matado comandante de uma organização terrorista no Líbano

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram ter matado Matzab Khalaf, um dos mais altos responsáveis da organização terrorista al-Jamaa al-Islamiya, num ataque aéreo esta sexta-feira.

Segundo as IDF, Khalaf estaria a preparar ataques terroristas na zona das Quintas Shebaa, área dos Montes Golã, reconhecidos internacionalmente como parte da Síria mas controlados por Israel.

2024-04-26
18:05

Peritos da ONU suspendem e encerram investigações a funcionários da UNRWA acusados por Israel de colaboração com o Hamas

A ONU decidiu encerrar uma e suspender três investigações a funcionários da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) acusados por Israel de colaboração com o Hamas, revelou o porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, citado pela Reuters.

De acordo com o responsável, um dos casos foi encerrado por falta de provas da parte de Israel, sendo que os restantes três foram suspensos "uma vez que as informações fornecidas por Israel não são suficientes para que o OIOS (Escritório de Serviços de Supervisão Interna das Nações Unidas) proceda a uma investigação".

Israel denunciou inicialmente, em janeiro, 12 casos de alegada colaboração com o Hamas por parte de funcionários da UNRWA, tendo sinalizado mais seis ocorrências em março e abril.

2024-04-26
17:42

Protesto de estudantes pró-Palestina paralisa instituto Sciences Po em Paris

Cerca de 200 estudantes pró-palestinianos bloquearam esta sexta-feira o acesso ao instituto Sciences Po em Paris, após outras ações nos últimos dias para exigir uma reação política e académica às operações militares israelitas contra Gaza, que qualificam de "genocídio".

Os manifestantes pró-palestinianos, que ocuparam um edifício central do Instituto de Estudos Políticos de Paris, mais conhecido como Sciences Po, penduraram cartazes onde se lia "Somos Todos Palestinianos" e gritaram palavras de ordem das janelas do edifício.

Os estudantes votaram ao início da tarde a continuação do seu protesto e por volta das 16h00 locais as tensões aumentaram, com a chegada de cerca de 50 manifestantes pró-Israel, que usavam máscaras e capacetes, gritando "Libertem a Sciences Po" e "Libertem Gaza do Hamas".

A polícia separou os dois grupos, sem incidentes de violência entre os apoiantes de ambos os lados.

2024-04-26
17:36

Israel diz ao Egito que dá "uma última oportunidade" para negociar um acordo para libertação de reféns antes da invasão a Rafah

Os responsáveis israelitas disseram aos seus congéneres egípcios que o governo de Telavive está preparado para dar "uma última oportunidade" a um acordo de libertação dos reféns do Hamas antes da avançar para uma invasão a Rafah.

"Israel disse ao Egito que está a levar a sério os preparativos para a operação em Rafah e que não deixará o Hamas arrastar-se", disse um oficial israelita à Axios esta sexta-feira

Mais Vistos

EM DESTAQUE