Pólo Norte sem gelo já este Verão? - TVI

Pólo Norte sem gelo já este Verão?

Fotografia do grupo de cientistas tirada em Agosto de 2003

Grupo de cientistas lançou o alerta. Aquecimento global é o grande culpado

Relacionados
O gelo do Pólo Norte pode ter o seu fim à vista já este Verão como resultado do aquecimento global, refere a CNN. Quem o afirma são cientistas do «National Snow» e do «Ice Data Center» do Colorado, nos EUA. Os especialistas acreditam que há 50 por cento de hipóteses do gelo do Árctico derreter até Setembro deste ano.

«Até fizemos uma aposta informal no nosso centro que é 'o Pólo Norte vai derreter este Verão?'», revelou o cientista Mark Serreze. Já em Setembro passado, o Oceano Árctico derreteu de tal forma que a grande massa de gelo abriu pela primeira vez na história: «O que temos visto nas últimas décadas é a cobertura do Árctico a ficar cada vez mais fina à medida que o sistema aquece».

Alterações climáticas em debate

Apesar das previsões pessimistas, os cientistas não apontam, para já, consequências catastróficas para o resto do planeta. «Vamos esperar para ver. Do ponto de vista científico, o Pólo Norte é apenas um ponto no globo, mas tem o seu significado simbólico. É suposto haver gelo no Pólo Norte. Se ficarmos sem gelo já no final deste Verão poderá ser uma mudança simbólica muito grande», explicou Serreze.

A progressiva escalada do aquecimento global atingiu, para este cientista, um ponto, este sim, catastrófico: «Se me perguntassem a mim ou a outros cientistas há poucos anos atrás, diríamos que a maioria ou o total da cobertura de gelo se poderia perder de 2050 a 2100. Depois revimos estas estimativas e apontámos para antes de 2030. Depois houve gente a dizer que podia ser mais cedo ainda. As coisas acontecem muito depressa aqui».
Continue a ler esta notícia

Relacionados