Jovem assaltava casas de luxo - TVI

Jovem assaltava casas de luxo

  • Portugal Diário
  • 13 jan 2007, 16:05

Foi detido esta madrugada pela GNR, perto de Gaia

A GNR deteve esta madrugada, numa operação realizada em Canidelo, Gaia, um jovem de 20 anos suspeito da prática dos crimes de roubo, ameaça com arma de fogo, tentativa de fogo posto e assalto a residências, escreve a Lusa.

A detenção, realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Gaia da GNR, ocorreu na sequência de investigações a vários furtos no interior de residências, por escalamento, que tiveram lugar entre Fevereiro e Novembro do ano passado.

Estes furtos ocorreram nos concelhos de Gaia, Matosinhos, Vila do Conde, Maia, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo e Santo Tirso.

O jovem hoje detido pela GNR foi ainda indiciado por dois roubos com ameaça de arma de fogo, ocorridos no concelho de Gaia.

Segundo a GNR, os assaltos ocorreram maioritariamente na orla marítima, onde a maior circulação de pessoas e veículos, tornava mais fácil passar despercebido, tendo como alvos preferenciais complexos habitacionais de luxo, por serem susceptíveis de terem objectos de elevado valor.

As zonas de fácil acesso a auto-estradas eram outro dos locais escolhidos.

«O momento para efectuar os actos ilícitos era seleccionado meticulosamente, apostando no desleixo dos proprietários para penetrar nas habitações quando as janelas eram deixadas destrancadas», refere o comunicado divulgado pela GNR.

O documento acrescenta que, além de objectos de valor, eram também furtadas chaves de veículos, especialmente de gama alta, que depois eram retirados da garagem das habitações.

«Os veículos eram estacionados em várias artérias do concelho do Porto, em locais muito movimentados e com grande volume de tráfego, onde passavam despercebidos e eram recolhidos por um receptador dois ou três dias depois», acrescenta a GNR.

As investigações permitiram ainda apurar que o jovem agora detido terá sido responsável pelos disparos efectuados contra uma residência em Canidelo, contra a qual foi depois lançado um "cocktail molotov", alegadamente com a intenção de a incendiar.

A caçadeira que terá sido utilizada para efectuar os disparos foi também apreendida nesta operação da GNR.
Continue a ler esta notícia