Asteroide com 50 metros de diâmetro pode colidir com a Terra - TVI

Asteroide com 50 metros de diâmetro pode colidir com a Terra

  • CNN Portugal
  • SS
  • 9 mar 2023, 14:16
Asteroide 2023 DW. NASA

Máxima aproximação ao nosso planeta está prevista para 14 de fevereiro de 2046, de acordo com a NASA

Relacionados

Um asteroide com cerca de 50 metros de diâmetro pode ameaçar a Terra daqui a 23 anos. Sim, leu bem. O risco é pequeno, mas a trajetória deste asteroide descoberto a 26 de fevereiro pode colidir com o nosso planeta em 2046.

Identificado pela NASA, o asteroide foi descoberto no Observatório MAP em San Pedro do Atacama, no Chile, e encontra-se atualmente a 0,12 unidades astronómicas da Terra. Para já, a máxima aproximação do asteroide à Terra está prevista para 14 de fevereiro de 2046, a 1,8 milhões de quilómetros do planeta.

A descoberta foi partilhada pela NASA no Twitter. "Identificámos um novo asteroide chamado 2023 DW, que tem uma probabilidade muito pequena de colidir com a Terra em 2046. Mas, normalmente, quando se descobrem novos astros como este são precisas várias semanas para produzir dados e perceber quais serão as suas trajetórias no futuro", lê-se na mensagem partilhada pela agência espacial americana.

Por isso, os especialistas vão continuar a monitorizar o asteroide. Sabe-se que, atualmente, o asteroide circula a uma velocidade relativa face ao Sol de 24,63 quilómetros por segundo (mais de 88 mil quilómetros por hora) e que o seu período orbital é de 271 dias.

Continue a ler esta notícia

Relacionados