Os 10 melhores carros para a cidade - TVI

Os 10 melhores carros para a cidade

Scion Xb

Ranking teve em conta factores como dimensões, segurança e consumo eficiente

Relacionados
A subida dos preços dos combustíveis e o crescente trânsito nas cidades, que têm cada vez menos espaço, são factores que influenciam cada vez mais a escolha dos consumidores na hora de comprar carro. A prestigiada revista «Forbes» foi escrutinar o mercado e seleccionou os dez melhores veículos para circular nas grandes cidades.

Os critérios avaliados tiveram em conta factores como as dimensões do carro (o comprimento e a largura), a segurança, as capacidades de aceleração ou a eficiência no consumo de combustível.

Dois modelos alemães

O Audi A3 foi um dos eleitos. Com 4 metros de comprimento e 1,7 metros de largura, o carro alemão ajusta electricamente os espelhos retrovisores, monitora a pressão dos pneus e em caso de travagens de emergência, tem um desempenho melhorado pela tecnologia que utiliza.

No top10 está igualmente o Mini Cooper, com dimensões bem mais amigas dos centros urbanos: 3,7 metros de comprimento e 1,6 metros de largura. Na segurança apresenta seis airbags, controlo de estabilidade e sensores na traseira para evitar colisões quando em marcha-atrás.

Carros orientais dominam

Da lista consta também o Mazda3, com 4,4 metros de comprimento e 1,7 metros de largura. Está equipado com sensores que accionam os airbags segundo o peso e monitora vários aspectos do comportamento do carro, como combustível, óleo e pneus.

Os carros orientais estão, de resto, bem representados neste segmento. O Mitsubishi Outlander também integra a lista, equipado com sistema de estabilidade e airbags com sensores que se ajustam de acordo com o passageiro, tem 4,6 metros de comprimento e 1,8 metros de largura.

A Hyundai está representada com o SUV (Sports Utilitary Vehicle) Tucson. Tem 4,3 metros de comprimento e 1,8 metros de largura, também monitoriza muitas das funções.

Honda e Toyota com dois modelos cada

Do ranking faz também parte o Honda Civic, com 4,4 metros de comprimento e 1,7 metros de largura. Uma das vantagens no campo da segurança passa pelo sistema de airbag que detecta a posição do passageiro. Da mesma marca, também o modelo CR-V foi escolhido. Com 4,5 metros de comprimento e 1,8 metros de largura, tem sensores nas laterais que accionam os airbags em caso de capotamento, retrovisores dobráveis e controlo de tracção e estabilidade.

Outra marca oriental, também com dois modelos entre os eleitos, é a Toyota. Um deles é o Rav4, com 4,5 metros de comprimento e 1,8 metros de largura. Este modelo dispõe de controlo de tracção e estabilidade, além de sistema elétrico de direção. O outro é o Camry, com as maiores dimensões da lista: 4,8 metros de comprimento e 1,8 metros de largura. Um factor que é compensado pelas medidas de segurança, que incluem um airbag para os joelhos do condutor e um sistema de travagem que distribui a intensidade pelas rodas.

Por fim, há também o Scion Xb. Este modelo, da unidade da Toyota criada para o mercado norte-americano, tem 4,2 metros de comprimento e 1,7 metros de largura e monitora a pressão dos pneus.
Continue a ler esta notícia

Relacionados