Toyota escolhe para presidente neto do fundador - TVI

Toyota escolhe para presidente neto do fundador

Toyota Avensis

Construtor automóvel espera quebrar as sérias dificuldades que tem tido

Relacionados
O gigante automóvel japonês Toyota nomeou Akio Toyota, neto do fundador, para presidente da empresa, actualmente a sofrer de uma considerável quebra de vendas devido à crise económica mundial.

Akio Toyoda substituirá em Junho Katsuaki Watanabe, presidente desde 2005 e que passará a ser vice-presidente do conselho de administração, uma função honorífica.

Akio, de 52 anos, é filho do mítico Shoichiro Toyoda, que governou a empresa de 1982 a 1992 e se mantém, aos 83 anos, presidente honorário. É também neto de Kiichiro Toyoda que, em 1937, fundou a Toyota, transformando a fábrica familiar de teares em indústria automóvel.

Ingressando na Toyota em 1984, Akio subiu lentamente os degraus até ser, em 2005, um dos vice-presidentes executivos.

Em Junho, Akio recebeu um novo leque de responsabilidades, nomeadamente a supervisão de todas as operações do grupo no estrangeiro, a acrescer às suas funções de chefe de vendas no Japão.

A família Toyoda participa simbolicamente no capital da Toyota (entre três a quatro por cento), mas a sua influência nas decisões do grupo é considerável.

A remodelação da estrutura dirigente da Toyota ocorre na altura em que este primeiro construtor automóvel mundial atravessa sérias dificuldades económicas, prevendo-se que o grupo sofra, no exercício de 2008/2009, a primeira perda de exploração da sua história.

A Toyota anunciou hoje a queda de quatro por cento das vendas ao longo de 2008, relativamente a 2007, ficando-se pelos 8.970.000 veículos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados