Energética Solarworld quer comprar Opel por mil milhões - TVI

Energética Solarworld quer comprar Opel por mil milhões

Opel Insignia

Empresa exige verba de compensação de 40 mil euros para manter postos de trabalho

A empresa de energias renováveis SolarWorld anunciou esta quarta-feira que pretende comprar a Opel, a atravessar uma situação difícil devido à quebra na procura de veículos, e transformá-la «no primeiro consórcio automóvel ecológico europeu».

A proposta da Solarword, que tem sede em Bona e planeia instalações fotovoltaicas e de energia eólica, abrange as quatro fábricas da Opel na Alemanha e o centro de pesquisa em Ruesselheim, escreve a «Lusa».

A SolarWorld, numa «Corporate News» enviada à Bolsa de Frankfurt, afirma que está em condições de pagar 250 milhões de euros em dinheiro e que pretende obter mais 750 milhões de euros através de uma linha de crédito a obter com um aval do governo alemão.

Condição prévia para a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Opel é a completa separação da empresa da casa-mãe, a norte-americana General Motors.

Além disso, a SolarWorld exigirá uma verba de compensação de 40 mil euros para manter todos os posto de trabalho, no total de cerca de mil milhões de euros, valor igual ao preço de compra, o que redundaria na aquisição da marca automóvel a custo zero.
Continue a ler esta notícia