Preço da gasolina desce em Portugal ao contrário da Europa - TVI

Preço da gasolina desce em Portugal ao contrário da Europa

gasolina, gasoleo

Embora o preço da gasolina tenha sofrido um aumento de preços no mercado internacional, na ordem dos 2%, desceu cerca de 3,5% no mercado nacional durante o quarto trimestre de 2006.

Relacionados
Já o gasóleo desceu 10% no mercado internacional, uma queda mais acentuada do que a verificada em Portugal, que foi de 3,9%, anunciou esta segunda-feira a Autoridade da Concorrência (AdC) no relatório de acompanhamento dos Mercados de Combustíveis Líquidos e Gasosos.

Segundo o historial deste mercado, a AdC conclui ainda que os preços no mercado nacional reagem com cerca de duas semanas de atraso em média face aos preços noutros países europeus e com 4 semanas de atraso face ao preço do Brent nos mercados internacionais.

Preço da gasolina sem impostos era de 44,5 cêntimos/litro

O preço da gasolina antes de impostos foi, no final de 2006, de 44,5 cêntimos por litro e, no caso do gasóleo, de 49,2 cêntimos/litro.

De acordo com o documento, em Portugal, os Preços Máximos de Venda ao Público (PMVM) antes de impostos dos combustíveis registaram um aumento desde o início de 2006 até meados de Agosto, iniciando a partir desta data uma trajectória descendente. Durante o ano passado, o preço antes de impostos da gasolina subiu 0,9 por cento e o do gasóleo 0,6%.

Apesar da estabilidade verificada nos últimos meses do ano, o quarto trimestre ficou marcado pela descida do PMVP antes de impostos da gasolina e do gasóleo em 3,5% e 3,9% respectivamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados