Sistema europeu de supervisão financeira arranca em 2010 - TVI

Sistema europeu de supervisão financeira arranca em 2010

Livro

União Europeia cria três novos supervisores para prevenir crises

Relacionados
Os ministros da Economia da União Europeia (UE) venceram a resistência do Reino Unido e acordaram um novo sistema europeu de supervisão financeira que tem como objectivo a prevenção de crises como a actual, noticia a Europa Press.

O acordo alcançado esta quarta-feira irá permitir a criação de três novas Autoridades Europeias de Supervisão (bancária, bolsa e de seguros) que terão poderes de mediação quando haja discrepâncias entre os reguladores nacionais dos países nos quais haja uma entidade transfronteiriça.

«A Europa conseguiu um autêntico progresso em matéria bancária e financeira», afirmou Christine Lagarde, ministra francesa da Economia. Segundo a responsável, as três novas autoridades irão permitir «uma autêntica coordenação europeia».

Londres tinha bloqueado a reforma porque não queria ceder poder às autoridades europeias, principalmente em casos que envolvessem resgate de bancos com fundos públicos. Depois de cinco horas de negociações, o Reino Unido cedeu, depois de ter obtido uma cláusula de salvaguarda reforçada que permitirá ao país recorrer de qualquer decisão das autoridades que tenha impacto orçamental no Ecofin.
Continue a ler esta notícia

Relacionados