TAAG: MNE não comenta retaliação - TVI

TAAG: MNE não comenta retaliação

  • Portugal Diário
  • 4 jul 2007, 15:59

Luís Amado remeteu para «uma decisão técnica» a proibição de voos

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, remeteu hoje para «uma decisão técnica» a proibição de voos no espaço europeu da transportadora aérea angolana, TAAG, decretada pela União Europeia e que entra em vigor na sexta-feira, noticia a Lusa.

À margem da reunião empresarial UE/Brasil, Luís Amado disse ainda à Agência Lusa que o governo português está a acompanhar a situação, escusando-se a comentar uma eventual retaliação da transportadora angolana relativamente a Portugal.

«Vamos tentar resolver estas questões no quadro das relações UE/Angola», disse o MNE português, remetendo a resolução do caso para «uma decisão técnica». «Estamos a acompanhar a situação no quadro das afirmações do ministro Mário Lino», aditou Luís Amado, sem mais esclarecimentos.

O ministro Mário Lino afirmou, na terça-feira, que Portugal está disposto a dar o apoio necessário para que a TAAG seja retirada da «lista negra» de transportadoras impedidas de voar no espaço europeu por não respeitarem os níveis de segurança exigidos pela União Europeia.

Hoje, em Bruxelas, a Comissão Europeia considerou que as medidas de retaliação avançadas por Angola «apenas irão atrasar» a resolução do problema e ofereceu a «cooperação» da UE e Estados membros para ultrapassar rapidamente a proibição da TAAG voar no espaço da União Europeia.
Continue a ler esta notícia