Ex-gerente do balcão do BPN em Lisboa acusado de desfalque - TVI

Ex-gerente do balcão do BPN em Lisboa acusado de desfalque

BPN

Burla pode ter atingido milhões de euros

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Pelo menos um cliente do balcão BPN das Amoreiras, em Lisboa, fez queixa por burla contra o gerente da dependência, que alegadamente terá desviado cerca de seis milhões de euros de clientes para contas «off-shore».

Segundo apurou a «Lusa» junto do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, a queixa foi feita na terça-feira, pelo empresário Joaquim Sousa Lima, contra José Manuel Gama Pereira, que até ao final de 2008 geria o balcão do Centro Comercial das Amoreiras.

Apesar da confirmação do DIAP, Joaquim Sousa Lima nega que tenha apresentado queixa, admitindo contudo «uma divergência numa conta que tinha na agência das Amoreiras». Mas garante: «Nada mais do que isso. Nem sequer posso neste momento estar a dizer o que é», disse.

Aliciamento com rendimentos de 30%

De acordo com fontes bancárias, a burla atingirá cerca de seis milhões de euros. José Manuel Gama Pereira oferecia a clientes rendimentos de 30% caso estes concordassem em fazer depósitos na Instituição Financeira Internacional (IFI) do BPN em Cabo Verde, de onde depois retirava o dinheiro.

A fraude, segundo as mesmas fontes, implicou também a falsificação de assinaturas de clientes para transferir dinheiro para as contas «off-shore». A operação terá tido início no ano 2000 e atingiu maiores proporções em 2004.

No final de 2008, o BPN transferiu José Manuel Gama Pereira do balcão das Amoreiras para o balcão do bairro lisboeta de Campo de Ourique. Foi então que a fraude foi descoberta, quando os antigos clientes de Gama Pereira se dirigiram ao novo gerente para pedir informações sobre as suas aplicações financeiras, das quais não existiam vestígios, também de acordo com fontes bancárias.

Contactada, a administração do BPN não fez quaisquer comentários.
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