Banco Alves Ribeiro faz parceria com Banco Nordeste para ajudar internacionalização de empresas portuguesas e brasileiras - TVI

Banco Alves Ribeiro faz parceria com Banco Nordeste para ajudar internacionalização de empresas portuguesas e brasileiras

O Banco Alves Ribeiro quer prestar serviços às empresas que pretendem expandir-se para o Brasil tendo para isso assinado uma parceria com o Banco Nordeste.

O Banco Alves Ribeiro deverá assinar um protocolo de parceria com o brasileiro Banco Nordeste para ajudar as empresas portuguesas que pretendem expandir-se para aquele país e para as empresas brasileiras que queiram entrar em Portugal.

De acordo com declarações do administrador do banco, Afonso Pereira de Sousa, ao Diário Financeiro «estamos em vias de celebrar um protocolo com o Banco Nordeste», acrescentando que «temos por objectivo criar uma infra-estrutura que possa responder às empresas portuguesas que procuram internacionalizar as suas actividades para o Brasil e vice-versa».

A parceria realizada com o Banco Nordeste pode «ir desde a identificação de oportunidades de investimento até à própria concretização dos projecto», afirmou ainda o administrador.

Este protocolo entre os dois bancos não terá um carácter exclusivo, pelo que o Banco Nordeste ou Banco Alves Ribeiro poderão ter outros parceiros nos mesmos países. De facto, e segundo a Gazeta Mercantil, o Banco Nordeste estaria mesmo a negociar com o BPI um acordo de parceria em moldes semelhantes aos efectuados com o Alves Ribeiro.

De referir que o Banco Nordeste é um banco estatal brasileiro, que actua principalmente nos Estados do Nordeste brasileiro, nomeadamente Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, áreas onde várias empresas portuguesas já estão presentes, especialmente na área do turismo.

Segundo Afonso Pereira de Sousa «o objectivo é explorarmos a complementaridade que possa surgir entre os bancos numa determinada área geográfica», ou seja, entre Portugal e o Nordeste brasileiro.

Recorde-se que o Banco Nordeste pretende ainda abrir um escritório de representação em Portugal, já tendo mesmo pedido autorização ao Banco de Portugal e ao banco central brasileiro. Mais tarde, o objectivo é transformar este escritório numa agência.
Continue a ler esta notícia