CGD tinha contas abertas no BPN - TVI

CGD tinha contas abertas no BPN

CGD

Ministério Público soube das ligações estreitas entre BPN e Banco Insular de Cabo Verde

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), que tomou conta do Banco Português de Negócios (BPN), tinha várias contas abertas no banco presidido por Oliveira e Costa.

Segundo apurou o «Correio da Manhã», o banco do Estado trabalhava há vários anos com o BPN e tinha diversas contas abertas por onde movimentava largos milhões de euros. Confrontada com os factos, fonte oficial da CGD recusou entrar em mais pormenores, considerando «normal» a existência daquelas contas.

Ontem mesmo tomou formalmente posse a nova equipa que vai gerir o BPN, liderada por Francisco Bandeira, que acumula a presidência daquele banco com a vice-presidência da CGD. Os outros administradores são Norberto Rosa e Pedro Cardoso.

Também ontem foi conhecido que o Ministério Público soube das ligações estreitas entre o BPN e o Banco Insular de Cabo Verde em 2007, quando investigou movimentos de crédito suspeitos entre as duas instituições no âmbito da «Operação Furacão».

De acordo com um responsável do grupo SLN/BPN, que falou à «Lusa» e pediu para não ser identificado, no final do ano passado, o Ministério Público inquiriu os administradores do BPN e do Banco Insular sobre um conjunto de movimentos de crédito entre as duas instituições.
Continue a ler esta notícia