Sabor: ANMP desafia ambientalistas - TVI

Sabor: ANMP desafia ambientalistas

  • Portugal Diário
  • 29 ago 2007, 16:26
Barragem do Sabor vai avançar

Ajudem a criar um parque natureza exemplar em termos ambientais, apela

O presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor desafiou esta quarta-feira os ambientalistas a trabalharem em conjunto com as autarquias para ajudarem a criar na nova barragem do Sabor um parque natureza exemplar em termos ambientais.

Aires Ferreira é também autarca de Torre de Moncorvo, o concelho para onde está projectada a barragem do Baixo Sabor e o principal defensor do empreendimento, que recebeu hoje luz verde da Comissão Europeia com o anúncio de arquivamento de uma queixa de ambientalistas contra o projecto.

O autarca disse à Lusa que a associação que dirige está disponível para trabalhar em conjunto com as associações ambientalistas e espera a mesma disponibilidade dos opositores à barragem.

Sublinhou que o próprio processo do empreendimento obrigará a esta colaboração, já que prevê, pela primeira vez numa obra deste tipo, um fundo para medidas ambientais.

Este fundo será constituído por verbas correspondentes a três por cento da produção de energia e será gerido por uma comissão em que terão assento, entre outros, representantes dos municípios e as associações ambientalistas.

Modelo vindo do Azibo

A mesma colaboração reclama o autarca no acompanhamento das medidas de minimização dos impactos ambientais.

Estas medidas ficaram definidas em Maio com a aprovação do relatório de conformidade das medidas de minimização com o projecto da barragem concluído em Setembro de 2006.

Aires Ferreira disse que o objectivo é criar, em torno da futura albufeira, um parque natureza, tendo como modelo o único existente na região, na barragem do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

A albufeira do Azibo potenciou à sua volta, além dos benefícios para a agricultura, um projecto turístico ambiental, através do parque natureza, e de veraneio, com uma praia fluvial que se tornou num dos locais mais procurados da região.
Continue a ler esta notícia