Expressões faciais podem ser hereditárias - TVI

Expressões faciais podem ser hereditárias

  • Portugal Diário
  • 20 out 2007, 11:52

Pesquisas mostram que muitas das expressões faciais que fazemos foram passadas de geração em geração

Cientistas israelitas descobriram que as expressões faciais usadas por pessoas da mesma família são muito parecidas, o que leva a crer que tenham sido herdadas dos progenitores, conta a BBC.

No estudo Proceedings of the National Academy of Sciences os cientistas lançaram as mesmas hipoóteses que Charles Darwin, em 1872 na obra Expressão das emoções em homens e animais.

Determinados a comprovar a tese de Darwin, os cientistas analisaram as expressões faciais de 21 voluntários cegos de nascença e dos seus parentes. Os resultados foram surpreendentes. Embora nunca tivessem visto os familiares, os voluntários faziam as mesmas expressões faciais quando contavam aos cientistas vários episódios da sua vida.

Esta semelhança verificava-se especialmente quando demonstravam expressões negativas.

Gigi Peleg, chefe de pesquisa do Instituto de Evolução da Universidade de Haifa, classifica as expressões faciais como a «assinatura» das famílias e pretende descodificar quais são os genes que influenciam as expressões faciais.



Para esta cientista, este estudo pode ajudar em vários domínios, entre os quais o estudo do autismo, que se manifesta sobretudo ao nível das expressões faciais. «O ser humano é um animal social e a expressão das emoções é algo que foi moldado pela selecção natural ao longo do tempo. É importante saber interpretar as expressões de outros indivíduos para prever suas reacções e faz sentido que isso tenha um componente hereditário», disse.
Continue a ler esta notícia