Trichet apela à redução dos défices na zona euro até 2011 - TVI

Trichet apela à redução dos défices na zona euro até 2011

Jean-Claude Trichet

Presidente do BCE acrescenta que «na Europa e no mundo devem ser retiradas lições da crise financeira»

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, apelou este domingo aos países da zona euro para que reduzam o seu défice «o mais tardar em 2011».

«Para defenderem a confiança nas finanças dos Estados, os défices orçamentais na zona euro deverão ser reduzidos o mais tardar em 2011 e, em alguns países, em 2010», sublinha Trichet, num artigo publicado no jornal alemão «Bild am Sonntag», citado pela AFP.

O presidente do BCE acrescenta que «na Europa e no mundo devem ser retiradas lições da crise financeira para tornar o sistema financeiro mais resistente».

A Grécia, que faz parte juntamente com outros 15 países da União Europeia - entre os quais Portugal - da zona euro, foi recentemente sancionada pelas agências de notação pela dimensão do seu défice orçamental e da sua dívida.

Atenas duplicou recentemente a previsão oficial do seu défice público e estima-o actualmente em 12,7 por cento do Produto Interno Bruto este ano.

De acordo com as previsões de Outono da Comissão Europeia, Portugal enfrentará também uma deterioração do défice orçamental de 2,6 por cento do PIB, em 2008, para 8,0 por cento em 2009 e em 2010.
Continue a ler esta notícia

Relacionados