Euribor a seis meses volta a descer e fixa-se nos 4% - TVI

Euribor a seis meses volta a descer e fixa-se nos 4%

Euribor

Taxa a 3 meses caiu para os 4,021% e a 12 meses cedeu para os 4,123%

Relacionados
As taxas Euribor voltam a afundar esta sexta-feira pela 31ª sessão consecutiva e a verdade é que a indexante a 6 meses, a mais usada nos contratos de crédito à habitação em Portugal, fixou-se já nos 4%.

A taxa a 6 meses encontra-se agora nos 4,065%, valor que compara com o antigo recorde de 5,448% registado em Outubro.

Nas outras maturidades as taxas também desceram esta sexta-feira. A Euribor a 3 meses tocou hoje um novo mínimo desde Abril de 2007, ao cair para os 4,021% e a taxa a 12 meses cedeu para os 4,123%.

Este cenário acontece depois de meses de constantes subidas, provocadas pelo fecho do mercado de financiamento interbancário, devido à crise financeira.



A descida das Euribor reflectem agora a melhoria das condições deste mercado, com os bancos a voltarem a emprestar dinheiro uns aos outros com maior facilidade.

Mas as descidas das Euribor devem-se também em grande parte aos cortes efectuados pelo BCE na sua taxa directora. A entidade monetária efectuou duas baixas em apenas um mês, de 50 pontos base cada, o que fez com que a taxa de referência passasse de 4,25 para 3,25%.

O reflexo deverá chegar ao bolso de muitos portugueses já em Dezembro, quando os contratos forem revistos com base na média mensal das Euribor neste mês de Novembro.

Os analistas esperam ainda, pelo menos, um novo corte na primeira semana de Dezembro (dia 4) e outro no primeiro trimestre do ano que vem. A confirmarem-se, é de esperar que as prestações dos créditos continuem a baixar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados