Trichet não exclui corte dos juros em Janeiro - TVI

Trichet não exclui corte dos juros em Janeiro

Jean-Claude Trichet

Desde Outubro, a autoridade monetária desceu as suas taxas directoras por três vezes

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, deu terça-feira a entender que poderá haver uma nova descida das taxas de juro em Janeiro, em entrevista ao jornal alemão «Boersen Zeitung», citado pela Lusa.

Na entrevista, Trichet contrariou declarações suas recentes em que dava a entender que uma descida dos juros em Janeiro não se encontrava sobre a mesa.

«Como costumo sublinhar, nunca estamos pré-comprometidos e faremos sempre o que for necessário para ancorar de forma sólida as expectativas de inflação no médio prazo», afirmou.

O presidente do BCE afirmou ainda que, actualmente, o banco central da Zona Euro está concentrado «no impacto das suas decisões anteriores».

Desde Outubro, o BCE desceu as suas taxas de juro de referência por três vezes, para os actuais 2,5 por cento, mas com a economia da Zona Euro a entrar em recessão, os analistas esperam um novo corte nos juros em 15 de Janeiro.

«Já cortamos os juros em 175 pontos base num intervalo de tempo muito curto», afirmou o presidente do BCE na mesma entrevista, acrescentando que «o impulso, neste momento, está longe de ter sido completamente transmitido à economia».
Continue a ler esta notícia

Relacionados