Constâncio não acredita em recessão em Portugal nem na Europa - TVI

Constâncio não acredita em recessão em Portugal nem na Europa

constâncio

Apesar de forte corte nas previsões económicas

O governador do Banco de Portugal afastou esta terça-feira a hipótese de uma recessão económica em Portugal e até na Europa. Mas admite que, a nível mundial, a situação está a piorar a olhos vistos.

Vitor Constâncio esteve na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, onde apresentou o boletim económico de Verão da instituição. O documento reduziu consideravelmente as perspectivas de crescimento económico para o País, em 2008 e 2009. Este ano, a previsão baixa de 2% para 1,2% e no ano que vem cai de 2,3 para 1,3%.

Ainda assim, o governador evitou falar na palavra «crise». «Não anunciámos aqui nenhuma recessão para a economia portuguesa», disse, acrescentando que Portugal «não está em crise» e que não antevê que venha a estar nos próximos tempos. Nem Portugal, nem mesmo a Europa. «Crise, entendida como um ano de crescimento negativo, não» está no horizonte.

A nível mundial é que o cenário não está tão bom. «A situação mundial está a agravar-se todas as semanas. Nos últimos dias, então, isso viu-se nas bolsas», disse.
Continue a ler esta notícia