Quercus exige inquérito sobre o derrame da IDAL - TVI

Quercus exige inquérito sobre o derrame da IDAL

Quercus

Ambientalistas recordam a nova legislação sobre responsabilidade ambiental

A associação ambientalista exigiu um inquérito rigoroso ao derrame de fuleóleo ocorrido este sábado numa fábrica de transformação de tomate em Benavente e sublinhou que ao incidente deverá ser aplicado o novo regime jurídico sobre responsabilidade ambiental.

Em comunicado, a organização diz estranhar o «enorme tempo» desde a verificação da suposta anomalia e o alerta às autoridades, «já em situação de desastre ambiental».

Por outro lado, a Quercus estranha ainda a incapacidade de funcionamento das vias de retenção e o facto do fuel ter circulado por ramais de esgoto supostamente descativados.

Benavente: tanque derramou uma tonelada de nafta

Considera ainda uma «particularidade» o facto de terem sido mobilizados meios de combate à poluição provenientes do norte do país, afirmando que existiam meios adequados na zona de Setúbal mais próximos.

A Quercus recorda que a 1 de Agosto entrou em vigor a nova legislação sobre responsabilidade ambiental, legislação que diz aplicar-se a este incidente.

A nova legislação obriga os operadores-poluidores a indemnizar os lesados por danos sofridos, por via de um componente ambiental, e fixa um regime de responsabilidade administrativa para reparar os danos causados ao ambiente.
Continue a ler esta notícia