Defesa de Madoff pede clemência e só 12 anos de prisão - TVI

Defesa de Madoff pede clemência e só 12 anos de prisão

Bernard Madoff

Advogados apelam à Justiça seja pela colaboração do réu, seja pela sua idade avançada

O advogado de defesa de Bernard Madoff, acusado de um gigantesco esquema fraude que colocou em causa milhares de milhões de dólares de muitos investidores, pediu clemência ao juiz que está a analisar o caso.

Numa carta enviada ao juiz federal Denny Chin, o representante de Madoff, segundo a agência EP, explica que o réu «tem actualmente 71 anos e uma expectativa de vida aproximadamente 13 anos».

Madoff transferiu até 9 mil milhões antes de ser preso

Por isso mesmo, o advogado Ira Sorkin apela: «Uma pena de 12 anos, pouco mais curta do que uma sentença de prisão perpetua, vai respeitar o objectivo de promover o respeito pela Lei», refere.

Fraude Madoff transformada em jogo para telemóvel (fotos)

Vítimas de Madoff pedem falência pessoal do gestor

A sentença, que deve ser conhecida na próxima segunda-feira, deve ter em conta, diz a defesa, o acto de confissão de Madoff e a sua colaboração com as autoridades: «(Há que) ter em conta que se entregou de maneira voluntária, a plena aceitação da sua responsabilidade, a sua cooperação significativa e o carácter não violento das suas acções», argumenta o advogado.

Em alternativa, Ira Sorkin dá ainda a entender que uma pena de 15 a 20 anos também pode ser outra hipótese. Nos últimos 10 anos, em média os casos de fraude resultaram em penas de 15 anos de prisão, um total de 184 meses.

Entretanto, 113 vítimas dos esquemas de Madoff também endereçaram cartas e e-mails ao juiz para reclamarem a pena máxima ao acusado.
Continue a ler esta notícia