Relíquias voltam a Espanha - TVI

Relíquias voltam a Espanha

  • Portugal Diário
  • 17 out 2007, 11:44

Autor de roubos na Biblioteca Nacional de Espanha entrega-se na Argentina

O alegado autor do roubo de dois mapas-mundi da Biblioteca Nacional de Espanha, identificado como César Gómez Rivero, entregou-se à polícia em Buenos Aires, confirmou hoje a directora da instituição espanhola.

Em conferência de imprensa, Milagros del Corral explicou que o presumível autor dos roubos levou consigo à polícia vários outros documentos que alegadamente também foram furtados da Biblioteca Nacional.

Uma equipa da Guarda Civil viajará ainda esta semana para a Argentina, acompanhada de uma especialista da Biblioteca Nacional, para analisar os documentos na posse de Rivero, um cidadão espanhol de origem uruguaia de 60 anos.

Responsáveis da Biblioteca Nacional consideram que Rivero poderá ter sido responsável pelo roubo de pelo menos 12 páginas, com 19 imagens, entre eles dois mapas-mundi recuperados recentemente.

Na semana passada as autoridades australianas confiscaram um dos documentos alegadamente roubados por Rivero, uma mapa-mundi impresso em Ulm, na Alemanha, e de valor considerado incalculável.

Os documentos roubados pertenciam à edição de 1482 da obra Cosmografia, de Cláudio Ptolomeu.

Um segundo mapa-mundi de Ptolomeu foi recuperado dias antes pelo FBI de um coleccionador em Nova Iorque. Neste caso trata-se de um fólio de uma edição rara de «Geographiae», correspondente à edição de Roma de 1508.
Continue a ler esta notícia