Portugal tem 159 espécies em risco de extinção - TVI

Portugal tem 159 espécies em risco de extinção

«Escargots Oeste» lidera exploração de caracóis

Entre elas está o lince ibérico e caracóis da Madeira e dos Açores

Em Portugal existem 159 espécies em risco de extinção, entre as quais o lince ibérico e caracóis da Madeira e dos Açores, segundo a Lista Vermelha divulgada esta segunda-feira pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), noticia a Lusa.

Na edição de 2008 da Lista Vermelha das espécies ameaçadas, Portugal aparece com 159 espécies em risco de extinção. A maior parte refere-se a 67 espécies de caracóis da Madeira e dos Açores. A seguir vêm 38 espécies de peixes e um total de onze mamíferos, onde está incluído o lince ibérico.

O mesmo estudo adianta que uma em cada três espécies de mamíferos em todo o Mundo encontra-se ameaçada de extinção. «O número de mamíferos ameaçados de extinção pode chegar aos 36 por cento», estima Jan Schipper, especialista da UICN e um dos principais autores do artigo, que quinta-feira será publicado na revista norte-americana Science.

No artigo, os especialistas internacionais sublinham que 188 mamíferos estão integrados na categoria de ameaça máxima, em «perigo crítico de extinção», incluindo o lince ibérico, cuja população «é de apenas 84 a 143 adultos».

O «declínio contínuo da população» de linces, considerado actualmente o felídeo mais ameaçado da Europa, deve-se, segundo a UICN, à «escassez da sua principal presa, o coelho europeu».

Os resultados do estudo foram apresentados no Congresso Mundial da UICN, que decorre até 14 de Outubro, em Barcelona, Espanha.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos