Banco de Portugal prevê mais 60 mil desempregados - TVI

Banco de Portugal prevê mais 60 mil desempregados

Emprego

Bloco aponta para número «nunca visto» do desemprego. De acordo com o Banco de Portugal, o desemprego vai aumentar 1,3 por cento em 2010

Relacionados
O Bloco de Esquerda assinalou esta terça-feira que o aumento de 1,3 por cento do desemprego em 2010 é «um resultado nunca visto em Portugal», considerando-o «particularmente preocupante quando o Governo se prepara» para cortar no investimento público.

O deputado José Gusmão reagiu aos dados divulgados esta tarde pelo Banco de Portugal sublinhando que «o dado mais relevante é a previsão de um aumento do desemprego de 1,3 por cento para o ano de 2010, são mais de 60 mil desempregados que colocam a fasquia do desemprego em mais de 600 mil, um resultado nunca visto em Portugal».

Constâncio mais optimista que FMI e Bruxelas

Para o bloquista «estes dados são particularmente preocupantes, num momento em que o Governo se prepara para retirar o tapete a qualquer hipótese de retoma económica, contradizendo o que tinha sido prometido pelo primeiro-ministro, com um corte na área do investimento público, uma área fundamental para o crescimento económico e para a criação de emprego».

Taxas de juro quase duplicam

Inflação vai voltar a ser positiva

De acordo com o Banco de Portugal, o nível de emprego contraiu-se 2,8 por cento em 2009 e deverá continuar a cair este ano (-1,3 por cento); nestas previsões a instituição liderada por Vítor Constâncio aponta para cerca de mais 60 mil desempregados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados