As dez marcas mais magnéticas de Portugal - TVI

As dez marcas mais magnéticas de Portugal

BMW M3 cabrio

BMW lidera análise da Brandia Central que analisa confiança, prestígio e identificação

Relacionados
A BMW é a marca mais magnética de Portugal este ano.

A conclusão é da Brandia Central, que levou a cabo um estudo científico, em parceria com a Marklab (Laboratório de Investigação Aplicada às Ciências do Marketing), com o objectivo de avaliar a notoriedade e a capacidade de atracção de marcas.

Segue-se, em segundo lugar, a Mercedes, com a Luso e a Skip a ocuparem o terceiro e quarto lugar, respectivamente. A Agros, a Colgate e a Compal posicionaram-se nas quinta, sexta e sétima posições.

O oitavo lugar pertence à Dove, com a lista a ficar completa com a Sensodyne e a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Por sectores, a Skip foi a marca mais votada nos produtos de limpeza doméstica, enquanto o Modelo surgiu em primeiro lugar nas cadeias de supermercados e grandes lojas alimentares.

Se, nos carros, a BMW ganha face à concorrência, nos medicamentos e laboratórios farmacêuticos a liderança pertence à Ben-u-ron.

CGD é o banco eleito, Fidelidade a seguradora

Nas bebidas sem álcool venceu a Luso, enquanto nas bebidas com álcool as rivais Sagres e Super-Bock foram as mais citadas.

Além da CGD nos bancos, nos seguros o primeiro nome referido foi a Fidelidade Mundial, enquanto nas telecomunicações a Portugal Telecom levou a melhor. Ao nível dos canais de televisão, a RTP1 surge como a estação preferida.

A amostra aleatória, representativa da população nacional (Continente e Arquipélagos), incluindo todos os estratos sócio-económico e culturais, fez a sua avaliação através de um questionário conduzido telefonicamente.

«Pediu-se aos inquiridos que indicassem todas as Marcas de uma determinada família de produtos de que se recordavam (dos produtos de limpeza doméstica aos canais de televisão, passando pelos bancos e automóveis num total de doze grandes agrupamentos de bens de consumo e serviços) e que, nesse conjunto, escolhessem as duas que consideravam a melhor e a pior», refere a Brandia Central em comunicado.

Seguidamente, os inquiridos pontuaram, em escalas de cinco pontos, sucessivamente, cada uma dessas duas marcas quanto à confiança que inspira, ao prestígio que lhe é atribuído e ao seu grau de identificação com o inquirido.

A Brandia Central entrega esta terça-feira, no Museu do Oriente, em Lisboa, os prémios às marcas seleccionadas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados