Banco de Inglaterra sobe taxas de juro para 4,75% - TVI

Banco de Inglaterra sobe taxas de juro para 4,75%

Tony Blair

O Banco de Inglaterra decidiu hoje elevar mais uma vez as taxas de juro no Reino Unido, dos anteriores 4,5% para 4,75%, o valor mais alto em quase três anos.

Esta medida não surpreendeu os economistas, e pretende tentar controlar o aumento do endividamento dos britânicos bem como a subida do preço das casas, que ameaça fazer disparar a inflação no Reino Unido.

Esta é a quinta revisão em alta das taxas desde Novembro do ano passado e aumenta ainda mais a diferença entre o preço do dinheiro no Reino Unido e na Zona Euro, onde deverão manter-se, por mais um mês, nos 2%.

A economia inglesa tem demonstrado robustez suficiente para permitir à instituição elevar as taxas, já que cresceu ao ritmo mais alto dos últimos quarto anos no segundo trimestre deste ano.

O endividamento dos britânicos atingiu recentemente o valor mais alto de sempre e os preços das casas subiram 22% em Junho. Factores que facilitaram a decisão do banco central, numa tentativa de manter os preços estáveis e evitar um sobreendividamento.



Recorde-se que a economia do Reino Unido está a crescer há 48 trimestres consecutivos, e que o desemprego está no valor mais baixo dos últimos 29 anos, em 2,7%. Evoluções que são ainda acompanhadas por um aumento de 4,2% nos salários médios dos ingleses, o maior ritmo em cerca de quatro anos.
Continue a ler esta notícia