Euforia nos EUA leva a disparo de quase 11% na bolsa - TVI

Euforia nos EUA leva a disparo de quase 11% na bolsa

  • Rui Pedro Vieira
  • 28 out 2008, 21:20
Bolsa

Dow Jones fez o segundo maior avanço em pontos da sua história

Relacionados
Depois de muitas sessões de quebra generalizada, a euforia. Os mercados norte-americanos fecharam esta terça-feira em clima de verdadeira euforia, com o Dow Jones a registar a segunda maior subida de pontos da sua história.

Com um crescimento de 10,88%, para os 9.065,12 pontos, o Dow Jones foi acompanhado pela tendência muito positiva do Nasdaq, o índice tecnológico que encerrou com um disparo ainda superior: 10,92% para os 1.297,57 pontos.

Já o índice que congrega as 500 maiores empresas norte-americanas, o Standard & Poors, valorizou 10,79%.

Espera-se novo corte nos juros pela Fed e BCE

A explicar esta ebulição financeira em Nova Iorque estão as expectativas de que tanto a Reserva Federal norte-americana (Fed) como o Banco Central Europeu possam vir a descer novamente as taxas de referência.

A Fed, que esteve em reunião dois dias, vai anunciar esta quarta-feira se irá realizar novo corte, mas há quem defenda que se possa assistir a uma descida nos juros dos 1,5% para 1%, num novo sinal de resposta perante a crise.

Por outro lado, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, também já veio a público dizer que a entidade está a ponderar nova redução, que pode acontecer também já esta semana.

Os ganhos não foram exclusivos dos Estados Unidos: já esta terça-feira, o índice alemão DAX se tinha evidenciado face às outras praças europeias com uma valorização de quase 11%.

O PSI20, contudo, limitou-se a fechar com um crescimento de 0,20%.

No Brasil, a bolsa de São Paulo disparou 13%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados