BPN assume «buraco» de 203 milhões no Insular - TVI

BPN assume «buraco» de 203 milhões no Insular

BPN

40 milhões são dívidas de Oliveira e Costa e ex-dirigentes do banco

Relacionados
[Notícia actualizada às 10h26]

O banco português BPN passou a ser responsável por créditos de 203,69 milhões de euros do Banco Insular. Deste valor, 40 milhões são dívidas de Oliveira e Costa e outros ex-dirigentes do banco, de acordo com um contrato.

Segundo a Lusa, o Banco Insular (BI) passou para o BPN os créditos atribuídos pela instituição de Cabo Verde, uma das culpadas pela queda do banco português, que acabou por ser nacionalizado em Novembro do ano passado.

O contrato «confere a plena titularidade ao BPN dos créditos concedidos para que este os possa gerir e proceder a sua cobrança por sua conta e risco», operação que se torna mais difícil por devedores como o fundador do banco, Oliveira e Costa, não terem bens para penhorar.

BPN pagou 2,6 milhões para fechar Insular

Além disso, o Banco Português de Negócios gastou mais 2,61 milhões de euros para pagar as despesas de encerramento do BI em Cabo Verde.

Segundo o contrato de dação em pagamento entre as duas instituições, esta verba engloba 1,611 milhões de euros que o Insular deu ao BPN para pagamento de dívidas, avança a Lusa.

Este dinheiro resulta de aplicações financeiras que o BI tinha junto de outros bancos e que fica agora depositado numa conta fiduciária no banco português.

Caso esse valor não seja suficiente, o BPN compromete-se no contrato a aumentar as verbas até ao limite adicional de um milhão de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados