Lisboa: «situação resolve-se com eleições» - TVI

Lisboa: «situação resolve-se com eleições»

  • Portugal Diário
  • 16 fev 2007, 18:27

Defende coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã

O coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, insistiu que a única solução para resolver a situação de crise na Câmara Municipal de Lisboa é a realização de eleições intercalares, escreve a Lusa.

«Trata-se de uma derrocada. Os escândalos na maioria que já não é maior ia PSD/CDS-PP (. . .) um executivo que não governa e um presidente que não preside exigem a solução, tranquilamente democrática, de haver eleições para que os lisboetas decidam sobre o futuro da cidade», afirmou Francisco Louçã.

Em declarações aos jornalistas na sede do Bloco de Esquerda, em Lisboa, Louçã considerou que «a questão de ser retirada ou não a confiança política» ao vereador Fontão de Carvalho ou ao presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues «são ajustes de contas entre o PSD».

«A questão principal é que Lisboa não tem já governo nem política, está mergulhada em escândalos por culpa do PSD e do CDS-PP. Não sei se hoje é o último dia da presidência de Carmona Rodrigues mas se for, é tarde», afirmou.

«Será possível que alguns pensem que podem atribuir-se a si próprios prémios de 50 mil euros de forma ilegal?», questionou, referindo-se à acusação de peculato ao vice-presidente da autarquia Fontão de Carvalho pelo pagamento de prémios aos administradores da EPUL.

Questionado sobre se, em caso de haver eleições intercalares, o Bloco de Esquerda prefere ir a votos sozinho ou em coligação com o PS e o PCP, Francisco Louçã escusou-se a responder, alegando que essa questão «não foi ainda discutida nos órgãos de direcção do partido» nem com o vereador bloquista José Sá Fernandes.

«Não vou favorecer ou desfavorecer qualquer possibilidade porque essa questão ainda não foi discutida nos órgãos do partido nem no âmbito do gabinete do Bloco na Câmara», afirmou Louçã.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, está reunido com a direcção do PSD na sede do partido, onde chegou cerca das 16:30.

Carmona Rodrigues chegou à sede social-democrata mais de quatro horas depois do início da reunião da comissão permanente do partido, onde está também a líder da distrital de Lisboa e presidente da Assembleia Municipal da capital, Paula Teixeira da Cruz.
Continue a ler esta notícia