Automóvel: Governo aprova três investimentos no valor de 65 milhões - TVI

Automóvel: Governo aprova três investimentos no valor de 65 milhões

Gasóleo cada vez compensa menos

Mais 185 novos postos de trabalho

Relacionados
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros contratos de investimentos com três empresas do ramo automóvel no valor de 65,1 milhões de euros.

O primeiro contrato a celebrar entre o Estado Português, a Renault, S.A.S, a Renault Portugal e a Cacia - Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel, envolve um investimento de 28,8 milhões de euros e tem por objecto «a modernização de uma unidade industrial desta última sociedade, localizada em Aveiro».

Além disso, espera-se que crie 100 postos de trabalho, bem como a manutenção de 995. Pretende-se, também, confirmar a CACIA como «único fornecedor de árvores de equilibragem para a Aliança Renault Nissan e um dos mais importantes fornecedores de componentes mecânicos para a nova gama de caixas de velocidades e motores do Grupo».

O contrato prevê ainda alcançar em 2013 um volume de vendas de cerca de 2.606 milhões de euros e um valor acrescentado de aproximadamente 447 milhões de euros.

Já o segundo contrato, assinado entre o Governo português e a Gestamp Palencia, S.A e a Gestamp Aveiro - Indústria de Acessórios de Automóveis, tem por objecto «a modernização da unidade fabril desta última sociedade, localizada em Oliveira de Azeméis».

Apoio ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas

O investimento ascende a 12,9 milhões de euros e vai permitir criar 80 postos de trabalho e manter 248. Permitirá ainda o desenvolvimento de algumas micro e pequenas empresas da região, cujo trabalho está dependente da Gestamp Aveiro, potenciando «o seu desenvolvimento», refere a nota do Conselho de Ministros.

Até 2014 espera-se um volume de vendas de cerca de 515 milhões de euros e um valor acrescentado de aproximadamente 117 milhões de euros.

O terceiro contrato, a celebrar entre o Estado, a Tyco Electronics Holding SARL e a Tyco Electronics Componentes Electromecânicos, envolve um investimento de 23,4 milhões de euros e a criação de 5 postos de trabalho.

«Tem por objecto a expansão de uma unidade fabril desta última sociedade, localizada em Évora», destinada à «produção de 3 novos modelos de relés, o que contribuirá para o desenvolvimento do cluster do sector automóvel em Portugal».

Permitirá ainda alcançar em 2015, um volume de vendas e de prestação de serviços de cerca de 1.161 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados