Gato Fedorento provoca PNR - TVI

Gato Fedorento provoca PNR

  • Marta Ferreira
  • , com Patrícia Pires
  • 5 abr 2007, 11:03
Cartaz Gato Fedorento no Marquês de Pombal - Foto Mário Cruz/Lusa

Humoristas colocam outdoor ao lado do cartaz do partido nacionalista. «Quando vimos que era possível veicular mensagens grotescas no Marquês de Pombal, não quisemos ficar atrás», diz Ricardo Araújo Pereira. Os dois cartazes vão ser retirados hoje

O cartaz do Partido Nacional Renovador (PNR), colocado na Praça do Marquês de Pombal, apelando ao fim da entrada de imigrantes em Portugal, ganhou na passada quarta-feira uma companhia: um outdoor da autoria dos Gato Fedorento.

José Pinto Coelho, fundador e presidente do partido nacionalista, tem agora a companhia de Ricardo Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela.

Os quatro humoristas decidiram parodiar o cartaz do PNR.

Com as mesmas dimensões do vizinho, o outdoor dos Gato Fedorento mostra os rostos dos quatro humoristas, todos com bigode e pêra, numa clara imitação de José Pinto Coelho, além de algumas frases em oposição à mensagem inscrita no cartaz do PNR.

«Mais Imigração. A melhor maneira de chatear os estrangeiros é viver em Portugal. Com os portugueses não vamos lá. Nacionalismo é parvoíce», é a resposta dos Gato Fedorento à mensagem xenófoba do PNR, na qual pode ler-se «Portugal aos portugueses. Basta de imigração, nacionalismo é solução».

À imagem do avião a afastar-se, com a mensagem «Façam uma boa viagem», a resposta dos «gatos» é o mesmo avião a aterrar e a expressão «Bem-vindos!».

«É uma piada um bocadinho mais cara»

O cartaz dos Gato Fedorento foi custeado pelos próprios. «É uma piada um bocadinho mais cara», disse ao PortugalDiário Ricardo Araújo Pereira.

«Assim que vimos que era possível veicular mensagens grotescas no Marquês de Pombal, e dado que também temos duas ou três mensagens grotescas, não quisemos ficar atrás», disse o «gato» ao PortugalDiário.

O humorista acrescentou que «só é de lamentar que o cartaz do PNR esteja todo pichado, porque bonito era poder ler-se aquilo como deve de ser, para o nosso, ao lado, ter ainda mais piada».

Quantos às mensagens no cartaz dos Gato Fedorento, o humorista diz que «acredita em tudo o que está escrito»: «Sem dúvida, a melhor forma de chatear os estrangeiros é obrigá-los a viver em Portugal. Eu nunca tive problemas com estrangeiros, mas com portugueses tenho todos os dias. É no trânsito, é na fila do supermercado...».

«E são muitos anos de história que provam: Com os portugueses, não vamos lá!», acrescenta ainda Ricardo Araújo Pereira.

Segundo o humorista, «não foi difícil ter autorização» para colocar o cartaz no Marquês de Pombal, «até porque não pedimos autorização». «Não sei quanto tempo vai aguentar-se lá», diz Ricardo Araújo Pereira.

Cartazes dos Gato e do PNR vão ser retirados

O PortugalDiário apurou junto da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que os Gato Fedorento «não pediram autorização para colocar o outdoor na Praça do Marquês de Pombal e que «o cartaz foi colocado durante a noite».

Fonte do gabinete do vereador António Proa da CML explicou ao PortugalDiário que «está a ser preparada uma operação de remoção para esta noite» do cartaz dos humoristas. Mas também o «colega do lado», o outdoor do PNR, vai ser retirado, uma vez que está «fortemente vandalizado e degradado», o que constitui «poluição visual numa das principais praças da cidade».

Nesta operação vai também ser removida uma «tela gigantesca» de publicidade que foi colocada ilegalmente na Avenida Fontes Pereira de Melo.
Continue a ler esta notícia