Incentivo ao arrendamento abrange coabitação de vários jovens - TVI

Incentivo ao arrendamento abrange coabitação de vários jovens

Casas

O novo modelo de apoio ao arrendamento jovem tem aspectos inovadores como o alargamento no âmbito dos beneficiários, englobando as situações de coabitação de vários jovens.

Relacionados
As novas regras alargam a atribuição de incentivos ao arrendamento a algumas situações novas. Por exemplo, passam a ser atribuídos apoios quando vários jovens vivam juntos na mesma casa, além dos que vivem sozinhos ou dos que vivem com a família.

Este programa é um instrumento de apoio financeiro ao arrendamento por jovens isolados. O objectivo do Governo é estimular estilos de vida mais autónomos por parte dos jovens portugueses, diz o «Semanário Económico».

Outra das metas do Executivo é estimular a reabilitação urbana, sobretudo nos centros históricos das cidades, por isso mesmo há a possibilidade de um acréscimo de 10% ao apoio quando se tratarem de habitações nos centros históricos das cidades.

Também se quer combater a desertificação, por isso, também há um acréscimo de apoio nos concelhos rurais em que há cada vez menos gente a viver.

O Governo quer impor um tecto máximo por cada região, tendo em conta as características do seu mercado de arrendamento. Outra novidade é que os concursos para estes apoios passam a ser anuais, havendo quatro períodos de candidatura por ano.

Estas novas regras estão apenas aguardar luz verde do presidente da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados