Mais de 30% dos lares têm crédito à habitação - TVI

Mais de 30% dos lares têm crédito à habitação

Casas

Classes sociais alta e média alta têm maior penetração

Relacionados
Mais de 1 milhão de lares possui crédito bancário para aquisição de habitação, segundo os resultados do ano 2007 do estudo Basef Banca, da Marktest.

Através destes dados observam-se 1.060 mil lares onde existe crédito à habitação, o que corresponde 30,2% do total de lares.

Na penetração do crédito à habitação observam-se grandes diferenças, especialmente se analisada a idade, a ocupação e a classe social do indivíduo que contribui com Maior Rendimento para o Lar (ICMR).

Indivíduos entre os 25 e 34 anos com maior frequência

Assim, é entre os 25 e os 34 anos do ICMR que se observa maior frequência no crédito à habitação com 51,6% dos lares a possuir este tipo de crédito. Este valor já é substancialmente mais baixo junto dos lares em que o ICMR tem entre 55 e 64 anos (16,3%) e mais de 65 anos (4,7%).

Por ocupações, também se registam diferenças importantes, com os lares onde o ICMR é quadro médio ou superior a observar os valores mais elevados, 53,5%, seguido dos empregados de comércio, serviços e administrativos, com 46,2%.

Nos lares das classes sociais alta e média alta verifica-se a maior penetração do crédito bancário para habitação, com 60,2%. Já nos lares da classe média baixa e baixa este valor não vai além de 20,2%.

A análise por região é a que revela menores diferenças de penetração do crédito à habitação, embora se registem taxas superiores de posse deste crédito nos lares do Litoral Centro (35,9%), da Grande Lisboa (33,9%) e do Grande Porto (33,4%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados