Marques Mendes na comissão política de Cavaco - TVI

Marques Mendes na comissão política de Cavaco

Marques Mendes

Conselheiro de Estado e economista Vítor Bento também integra a lista

O antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes, o conselheiro de Estado Vítor Bento e o dirigente do MEP Rui Marques integram a comissão política da candidatura às eleições presidenciais de Cavaco Silva.

O actual Presidente da República, que se recandidata ao cargo, escolheu para a sua comissão política personalidades do PSD e do CDS, economistas e antigos ministros, num total de 30 elementos.

O antigo líder social-democrata Luís Marques Mendes é um dos políticos do PSD que integra a comissão política de Cavaco Silva, a par dos deputados do PSD Paulo Mota Pinto e José Matos Correia.

Alexandre Relvas, que foi director da primeira campanha presidencial de Cavaco Silva, volta a integrar a comissão política, onde entra também a advogada Sofia Galvão, que foi vice-presidente da comissão política nacional da direcção de Manuela Ferreira Leite.

A comissão política é ainda composta pelo ex-deputado do PSD Jorge Moreira da Silva, actualmente consultor das Nações Unidas, e o antigo dirigente do PSD António Pinto Leite.

O CDS, que também apoia a recandidatura do actual Presidente, é representado na comissão política por Assunção Cristas, deputada e vice-presidente dos democratas-cristãos, e pelo deputado Nuno Magalhães.

Também o antigo deputado popular António Gomes de Pinho, presidente da Fundação de Serralves, faz parte deste órgão.

A comissão política conta ainda com a presença de Teresa Gouveia, antiga ministra dos governos de Cavaco Silva e de Durão Barroso, e por Valente de Oliveira, que fez parte do governo do actual presidente da Comissão Europeia.

Pelo Movimento Esperança Portugal (MEP) ¿ que também declarou apoio à candidatura de Cavaco Silva -, o presidente, Rui Marques, faz igualmente parte da comissão política.

O conselheiro de Estado e economista Vítor Bento integra esta lista, tal como o antigo ministro da Economia de António Guterres Daniel Bessa e os economistas João Duque, Joaquim Aguiar e Luciano do Amaral.

A assessora de Cavaco Silva para a Educação e Juventude, Susana Toscano, também pertence à comissão política.

Da área da cultura, a comissão política conta com a presença do jornalista e escritor Francisco José Viegas e do escritor Amadeu Lopes Sabino.

Este órgão da candidatura de Cavaco Silva também conta com a presença do secretário-geral da Federação Nacional de Educação, João Dias da Silva.

A lista integra ainda o antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros Fernando Santo, o professor e especialista em política internacional Miguel Monjardino e os professores universitários João Taborda da Gama, do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal, Miguel Morgado, docente na Universidade Católica, e Miguel Poiares Maduro, catedrático em direito comunitário, e ainda o estudante Luís Castro.

A comissão política de Cavaco Silva é ainda composta, como já fora anunciado, pelo mandatário, João Lobo Antunes, e por Luís Palha, director de campanha.
Continue a ler esta notícia