Venezuela: milhares de militares na fronteira - TVI

Venezuela: milhares de militares na fronteira

  • Portugal Diário
  • 2 mar 2008, 20:20

Chavez prepara «guerra» com a Colômbia e já encerrou embaixada

O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, enviou milhares de tropas para a zona de fronteira com a Colômbia e ordenou o encerramento da embaixada venezuelana naquele país, depois de militares colombianos terem morto o «numero 2» das FARC.

A ordem de Chavez dada ao ministro da Defesa do seu Governo foi para «enviar, imediatamente, 10 batalhões para a fronteira com a Colômbia», segundo uma citação da agência Associated Press.

Chavez ameaça guerra à Colômbia

Morreu o número dois das FARC


Chavez ordenou também o encerramento da embaixada da Venezuela em Bogotá, capital da Colômbia, e a retirada de todo o pessoal diplomático.

Chavez já tinha advertido a Colômbia de que uma eventual incursão militar colombiana no seu país em busca de guerrilheiros das FARC seria «motivo de guerra».

Uma advertência feita ao mesmo tempo que considerou «preocupante» e inédito o facto de as forças militares colombianas terem reconhecido que, «violando a soberania de um país vizinho», entraram no território do Equador para proceder à captura do «numero 2» das FARC, Raúl Reys.

«O presidente Uribe que pense bem, não tente fazer isso aqui, porque uma invasão militar da Venezuela seria algo de extremamente grave e motivo para guerra. Não haverá qualquer desculpa», declarou Chávez.
Continue a ler esta notícia