Família Pinochet com ordem de detenção - TVI

Família Pinochet com ordem de detenção

  • Portugal Diário
  • 4 out 2007, 21:18
Augusto Pinochet, ex-ditador chileno - (Foto: STR/EPA/Lusa)

Chile: viúva do ditador e cinco filhos suspeitos de desvio de fundos

Lucía Hiriart, viúva de Augusto Pinochet, e os cinco filhos do casal receberam ordem de detenção, em conjunto com outros 17 familiares e colaboradores do antigo ditador chileno. Esta decisão judicial acontece no decurso de uma investigação sobre a origem da fortuna da família.

De acordo com o jornal chileno El Mercúrio online, que cita o director policial Arturo Herrera, os processos que foram accionados «correspondem a 23 pessoas que em determinado momento estiveram a cargo da Casa Militar, de onde foram desviados fundos público para benefício tanto de Pinochet como de familiares seus e [pessoas] próximas».

A chamada Casa Militar foi um comité de assessoria castrense, que data dos últimos anos da ditadura de Pinochet, que durou desde 1973 a 1990.

Entre os implicados no caso estão os generais na reforma Guillermo Garín e Jorge Ballerino.

A origem da fortuna de Pinochet já estava a ser investigada na altura em que o ditador morreu, em Dezembro de 2006, depois de no ano anterior terem sido descobertas contas secretas que Pinochet mantinha em instituições bancárias nos EUA, entre elas o Banco Riggs. O valor ascendia a 26 milhões de dólares (mais de 18 milhões de euros, segundo a taxa de câmbio actual).

De acordo com os media chilenos, o governo do país sul-americano já descartou qualquer tipo de medidas especiais que favoreçam a família Pinochet.

«Não temos nenhum critério de privilégio (...) os chilenos são todos iguais perante a lei», disse um responsável do executivo, citado pelo El Mercúrio online.
Continue a ler esta notícia