Empresa de Xangai compra 1000 km2 da Floresta Amazónia - TVI

Empresa de Xangai compra 1000 km2 da Floresta Amazónia

Amazónia

A maior produtora chinesa de pisos de madeira, a Shanghai Anxin, comprou mais de mil quilómetros quadrados de área florestal virgem da Floresta Amazónia no Brasil, confirmou hoje fonte da empresa.

O acordo foi assinado pelo presidente desta empresa privada de Xangai, Lu Weiguang, no decorrer da visita oficial ao Brasil do líder chinês, Hu Jintao, decorrida entre 12 e 16 deste mês, segundo a companhia, contactada pela Agência Lusa.

Este acordo ampliou para 1070 quilómetros quadrados a área de floresta virgem da Amazónia detida pela empresa, que em Abril passado comprara 220 quilómetros quadrados da maior floresta tropical do mundo.

Os valores monetários envolvidos no acordo selado pela Anxin, empresa que tem «praticamente o monopólio» do mercado no fabrico de pisos de madeira na China, não foram revelados pela empresa.

A parcela que a empresa de Xangai detém da floresta, no Estado do Mato Grosso, é reduzida, quando comparada com os mais de cinco milhões de quilómetros quadrados da Amazónia brasileira, que se estende por uma área equivalente à área da Europa Ocidental.
Continue a ler esta notícia