China: mau tempo já fez 170 mortos - TVI

China: mau tempo já fez 170 mortos

  • Portugal Diário
  • 22 jul 2007, 13:08

Quatro mil casas ficaram destruídas. Diques em risco de ruptura

O número de mortes causadas pelas intempéries na região ocidental e sudoeste da China cresceu para 170, indica um novo balanço divulgado hoje pela agência oficial Nova China, noticia a Lusa.

O despacho da agência admite ainda riscos de ruptura de diques na bacia densamente povoada do rio Huaihe.

Num anterior balanço a Nova China falava de 68 mortos e oito desaparecidos, na sequência do mau tempo.

As últimas 30 vítimas foram recolhidas por equipas de resgate na província de Yunnan, onde outros 59 cadáveres já tinham sido encontrados nos últimos dias, revelou ainda a agência.

Chuvas torrenciais abateram-se nesta região, provocando desabamentos de terreno e inundações, ficando destruídas cerca de 4 mil habitações e perdidas numerosas colheitas, de acordo com a Nova China.

As inundações mataram igualmente nove pessoas em Xinjiang, extremo ocidental chinês, estando a população advertida para o risco de ruptura dos diques no terceiro maior rio da China, o Huaihe, cujo nível das águas deverá permanecer perigoso durante mais uma dezena de dias.

Cerca de um milhão de pessoas teve de ser evacuada nas províncias de Henan, Anhui e Jiangsu, situadas ao longo do rio, de acordo com a agência chinesa.

No total, mais de 700 pessoas morreram devido a catástrofes naturais na China desde o início deste ano, de acordo com números oficiais.
Continue a ler esta notícia