Mau tempo: país em alerta - TVI

Mau tempo: país em alerta

  • Portugal Diário
  • 30 set 2007, 13:07
Mau tempo em Sacavém (foto MÁRIO CRUZ/LUSA)

Instituto de Meteorologia prevê muita chuva e vento forte para os próximos dias. 18 distritos estão em alerta amarelo. Esta manhã, houve inundações e deslizamento de terras em várias zonas do país. Em Lisboa, muitas estradas foram cortadas devido aos lençóis de água. Saiba o que o tempo lhe reserva. Envie fotos do mau tempo

Os 18 distritos de Portugal Continental estão em alerta amarelo devido ao mau tempo que se faz sentir este domingo e deverá continuar nos próximos dias. O Instituto de Meteorologia (IM) prevê chuva contínua até terça-feira em todo o País. Os ventos também serão fortes, especialmente nas zonas altas.

A chuva desta noite causou inundações em vários pontos do país. Na zona de Lisboa, foram muitas as chamadas para os Bombeiros. Depois da chuva, a cidade ficou coberta de lama.

As principais ligações rodoviárias ficaram congestionadas devido a inundações e deslizamentos de terra. A marginal Lisboa-Cascais esteve cortada ao trânsito na zona do Alto da Boa Viagem e o acesso para a Segunda Circular, na zona de Sete Rios, esteve fechado durante horas. As chuvas da madrugada deixaram também «alagados os túneis do Campo Grande», onde, «apesar da água, o trânsito vai circulando». Houve ainda registo de inundações no final Calçada de Carriche, nas saídas para Odivelas e para a A8.

Fonte dos Bombeiros de Sacavém disse à Lusa que o mau tempo provocou inundações nos pisos térreos de várias casas na zona baixa de Sacavém e obrigou ao corte da Estrada Nacional 10, uma situação que já está «normalizada».

Os Bombeiros de Sacavém estão agora a proceder aos trabalhos de limpeza das ruas, que estão "cheias de lama".

A chuva e o vento forte provocaram também estragos e inundações nos concelhos de Salvaterra de Magos e Abrantes, sem provocar feridos, disse à agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

A mesma fonte adiantou que, em Fornos, freguesia do concelho de Salvaterra de Magos, o mau tempo destelhou casas e provocou cortes de linhas de alta tensão e de telefones.

No concelho de Abrantes, a intempérie provocou várias inundações. Segundo o CDOS de Santarém, não há estradas cortadas ao trânsito, nem registo de feridos ou desalojados, apenas danos materiais.

Perante estas previsões meteorológicas, recomenda-se muito cuidado na estrada, devido aos lençóis de água. Retire também os vasos ou outros objectos que possa ter nas janelas.

Para saber mais informações sobre o tempo clique aqui

Envie-nos fotos dos efeitos do mau tempo para o e-mail do PortugalDiário
Continue a ler esta notícia