Leitores on-line são mais atentos - TVI

Leitores on-line são mais atentos

  • Portugal Diário
  • 2 abr 2007, 11:47

Estudo mostra que lêem mais do que os leitores de jornais de papel

As pessoas que utilizam a Internet para ler notícias prestam mais atenção ao que estão a ler do que os leitores dos jornais impressos, noticia o jornal brasileiro Estadão.

Segundo um estudo norte-americano, a ideia de que os cibernautas lêem pouco está errada. A investigação EyeTrack07, produzida pelo Poynter Intitute, uma escola de jornalismo situada na Florida, descobriu que os leitores on-line lêem 77 por cento do que escolhem para ler, enquanto que os usuários de jornais impressos lêem em média 62 por cento do conteúdo. Os leitores dos tablóides ficam ainda mais atrás com 57 por cento.

Sara Quinn, directora do projecto Poynter EyeTrack07, afirmou que é a primeira vez que um grande levantamento público internacional compara as diferenças entre como as pessoas lêem notícias na web e em jornais.

Segundo esta, os investigadores ficaram surpreendidos ao descobrirem uma percentagem tão elevada de texto que é lido on-line, pois assim é destruído o mito de que os leitores da Internet têm menos tempo de atenção.

Leitores gostam de esquema pergunta/resposta e de fotos noticiosas

«Quase dois terços dos leitores on-line, uma vez que escolhem um item em particular para ler, lêem todo o texto», disse Quinn à agência Reuters durante a conferência anual da Sociedade Americana de Editores de Jornais, onde a pesquisa foi divulgada.

A investigação também descobriu que as pessoas prestam mais atenção a itens escritos em forma de pergunta e resposta ou no formato de listas e preferem fotos noticiosas em vez imagens posadas e produzidas.

Investigação reuniu 600 leitores

O estudo testou quase 600 leitores em quatro mercados norte-americanos. Os participantes da pesquisa, que se dividem em 49 por cento de mulheres e 51 por cento de homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, tiveram que ler a edição do dia de jornais impressos e on-line durante 30 dias.

Duas pequenas câmaras foram montadas sobre o olho direito dos participantes para monitorar o que eles estavam a ler, sendo que estes tinham a liberdade para ler o que queriam.

O estudo descobriu que cerca de 75 por cento dos leitores de veículos impressos tinham comportamento metódico se comparado com a percentagem de cerca de 50 por cento dos leitores de publicações on-line.

Os leitores metódicos tendem a ler do topo ao pé de uma página sem a examinarem muito e relêem algum material. Já os leitores on-line, sejam eles metódicos ou com estilo de varredura, lêem quase o mesmo volume de texto, revela o estudo.

Formatos alternativos despertam mais a atenção

Sara Quinn afirmou também que um teste ainda em fase de experimentação descobriu que as pessoas respondem correctamente a mais questões sobre notícias se a informação for apresentada de maneira alternativa em relação à narrativa tradicional.

Esse método alternativo pode ser um formato de pergunta e resposta, cronologia, texto curto de canto ou lista.

«Os participantes no estudo prestam em média 15 por cento mais de atenção a formatos alternativos de matérias do que reportagens publicadas de maneira tradicional. Em páginas maiores, esse número sobe para os 30 por cento», afirma o estudo.

As grandes manchetes e as fotos em publicações impressas são lidas em primeiro lugar, mas os leitores on-line vão primeiro para as barras de navegação.
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