Cientistas descobrem origem do cheiro a maresia - TVI

Cientistas descobrem origem do cheiro a maresia

• Portugal Diário
  • 1 fev 2007, 19:01

DMS é o gás responsável pelo cheiro. É libertado nos mares e oceanos

Cientistas britânicos descobriram a origem exacta do cheiro a maresia ao identificarem o gene de uma bactéria que é responsável pela sua emissão, indica um estudo hoje publicado pela revista Science, noticia a agência Lusa.

Uma equipa de investigadores da Universidade de East Anglia (Reino Unido), chefiada por Andrew Johnston, isolou o micróbio em lamas da costa de North Norfolk e descobriu que o cheiro em causa resulta do gás DMS (dimetil-sulfido).

Os cientistas sabiam já da existência do DMS, mas não tinham ainda identificado os genes que o produzem.

Este gás, pouco conhecido, é libertado nos mares e oceanos em grandes quantidades, na ordem das dezenas de milhões de toneladas, por microrganismos que vivem perto de plâncton, de algas e outras plantas marinhas.

«Ao isolarmos um único gene de uma bactéria retirada da lama dos pântanos de Stiffkey (na costa norte de Norfolk), deduzimos que os mecanismos envolvidos na produção de DMS diferem notoriamente dos que tinham sido previstos. E descobrimos, surpreendentemente, que outras bactérias podem produzir o mesmo cheiro», afirmou o professor Johnston.

O gás desempenha um papel importante na formação da cobertura de nuvens dos oceanos, com efeitos significativos no clima.

Segundo os cientistas, o DMS é também um marcador alimentar eficaz para aves oceânicas, como a pardela e o petrel, que chegam ao plâncton de que se alimentam através do seu cheiro, mesmo em muito baixas concentrações.