Descobertos cristais que mudam de forma com a luz - TVI

Descobertos cristais que mudam de forma com a luz

• Portugal Diário
  • 11 abr 2007, 18:10

Investigação pode levar a novos métodos de controlo remoto

Uma equipa de cientistas japoneses desenvolveu cristais que mudam de forma em microsegundos de acordo com o tipo de luz que incide sobre eles, revela um artigo publicado na próxima edição da revista Nature.

De acordo coma a Lusa, a descoberta, que vem publicada quinta-feira naquela publicação científica, pode contribuir para o desenvolvimento de dispositivos mecânicos que incorporem estes cristais e que movam outros objectos por controlo remoto graças às alterações nas radiações recebidas.

«Estes materiais fotossensíveis oferecem a possibilidade fascinante de operar à distância sem a necessidade de que a pessoa estabeleça contacto directo» com o objecto, afirmam os cientistas das universidades de Osaka City e de Kyushu.

Até agora, os sistemas fotossensíveis desenvolvidos com cristais líquidos e géis polímeros podiam modificar a sua forma mediante variações de luz, mas as mudanças demoravam vários segundos a produzir-se e o seu resultado era muito mais instável do que os que propõem estes investigadores.

Os novos cristais, que têm um tamanho que varia entre 10 e 100 micrometros (milésima parte do milímetro), são compostos por um tipo específico de moléculas que absorvem a luz.

Os cientistas asseguram que quando as radiações ultravioletas, as que são emitidas pelo Sol, incidem sobre um destes cristais, alteram a sua forma de quadrado para losango, um processo que se inverte se sobre esse mesmo cristal se projectar uma radiação electromagnética, a chamada luz visível.

«Os cristais deformados são termicamente estáveis e voltam à sua forma original com a luz visível», indica o artigo científico, especificando que as mudanças devidas às diferentes radiações se produzem em cerca de 25 microsegundos.

«Esta resposta tão veloz é cerca de cem vezes mais rápida do que a anteriormente registada nos sistemas polímeros e é comparável ao tempo de resposta dos dispositivos piezoelétricos», acrescenta.